terça-feira, 1 de setembro de 2009

Nossas defesas...

Hoje tem cinco dias que fiz a segunda quimioterapia e as reações, como já havia dito, estão bem parecidas com as da primeira. Com exceção de um desânimo que tomou um pouco conta de mim. Quando penso que fizemos a segunda sessão e ainda restam seis, fico realmente desanimada. A sensação dos remédios entrando em seu corpo é bastante ruim. Além dos remédios da quimio, têm outros para não dar enjoo que eu tenho que tomar durante cinco dias (acabou hoje) e daqui pra frente, em todas as sessões, tem outro medicamento (Granulokine) que tem que injetar no corpo, também durante cinco dias, para levantar a imunidade (a Dedé e mamãe estão aplicando – “minhas enfermeiras”). Mas como diz minha mãe, tenho que lembrar que esses remédios são simplesmente para eu ficar melhor e que devo agradecer. É verdade! Mas mesmo assim, bateu um desânimo... Minha médica disse que poderíamos diminuir as sessões para de 15 em 15 dias. Em um primeiro momento pensei que seria ótimo, pois este período passaria muito mais rápido. Mas agora, analisando os fatos, não sei se é melhor. O tempo entre uma sessão e outra é bem mais curto e quando eu estiver me sentindo bem, lá vem outra. Não vai dar tempo nem “pra respirar”. Fiquei pensando nisso. Ou vivo de uma vez esta fase de quimioterapia pra passar rápido ou vou devagar, sem pressa. Não sei o que fazer ainda. Vou esperar outra consulta com a Dra. Patrícia e conversar com ela sobre o que é melhor fazer. Estou tentando ficar o melhor possível, pois sei que isso conta muito. Para todo lado que olhamos, tem sempre que pensar em como lidar com tudo isso. E a forma como lidamos com as dificuldades da vida, vão refletir em nós mesmos. Uma das formas é através da imunidade. Neste momento o que importa é ela. A meditação, o FAO, as injeções de granulokine, etc. - tudo está ligado à imunidade. Em seu livro “Anticâncer”, o Dr. David Servan-Schreiber fala principalmente sobre as nossas defesas naturais, aquelas que estão escondidas dentro de nós. Elas nos dão proteção e nos defendem tanto do câncer quanto de todas doenças que aterrorizam a nossa vivência neste planeta, ou melhor, no mundo ocidental. Os glóbulos brancos são os grandes responsáveis por este combate e são elementos cruciais de nossa capacidade de desativar o câncer. Como o autor relata, nós podemos estimular esta vitalidade do sistema imunológico ou simplesmente freá-lo. Tudo depende de nós mesmos.

“Muitas pesquisas mostram que, como todos os soldados, os glóbulos brancos humanos lutam melhor se, primeiro, forem tratados com respeito (se estiverem bem alimentados, protegidos das toxinas), e segundo, se seu comandante mantiver a cabeça fria (se lidar bem com suas emoções e agir com serenidade)”.

Ou seja, nossos glóbulos brancos agem de acordo com nossas emoções. Quando aceitamos e lutamos, é assim que eles também reagirão.

19 comentários:

  1. Força Xuxu... nao se abale nem desanime.. o melhor de Deus na sua vida ainda está por vir.. um xeruu ..GEISY

    ResponderExcluir
  2. Amandinha, confesso que chorei qdo li "Nossas Defesas". Mas ao mesmo tempo em que chorava eu sentia um orgulho enorme de você, uma honra enorme de ser sua tia. Realmente eu não conhecia este seu lado tão encantador, tão forte, tão amadurecido, tão... tudo.
    Imagino o quanto está difícil; mas tenha força, sei que ELE está te carregando no colo.
    A única coisa que posso fazer por você é orar. E não tenho me esquecido disso um dia sequer.
    Bjs,
    Tia Lígia

    ResponderExcluir
  3. prima linda!!!!to morrendo de saudade de vc...mato um pouquinho dela lendo o seu blog, e te adimirando mais e mais a casa dia...
    prima...dentre tantos remedios, te alerto para mais um(nao pra desanimar, mas pra te proteger)...todo paciente q faz quimio ou radio...cerca de 80% dos pacientes q chegam(ao menos no consultorio q eu atendo)com esse historico, tem algum grau de perda auditiva...te aconselho a conversar com o seu oncologista sobre isso, e pedir q ele lhe indique um bom otorrinolaringologista pra te receitar um remedinho q existe pra proteger a sua orelha e consequentemente proteger a sua audição...acoselho tb q periodicamente(depois de cada sessão da quimio)faça audiometrias para acompanhar a sua audição...semorasse ai faria essas audiometrias pra vc...mas pelo seu convenio deve ter bons terapeutas...faça isso meu bem...bjaoooooooo....Nati Almeida

    ResponderExcluir
  4. Um soneto para AMANDA

    A vida, Amanda, é assim: bonita, mas atrevida,
    Tornando cada pessoa teimosa ou mais fagueira.
    Às vezes é vida fácil... Às vezes é luta renhida...
    Transformando a mulher frágil em uma mulher guerreira!

    E nessas idas e vindas que a vida oferece,
    Você, Amanda, irradia beleza, graça e arte:
    É tenaz, é valente, e nunca, jamais fenece,
    Retratando a figura de uma estóica Joana d’Arc!

    Nada para você será em vão, será debalde!
    E o seu destemor, surpreendente, tão profundo,
    Molda-lhe o perfil de uma Anita Garibaldi!

    E num misto d’Amanda-mulher _ Amanda-menina,
    Vai encantando a todos e fascinando o mundo.
    Amálgama exemplar da mais terna heroína!

    Bsb, 2-9-2009
    (Tio Carlyle)

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda...
    olha só, eu faço aplicação de quimio a cada 14 dias...no intervalo tomo Filbrastma, que tem o mesmo princípio do Granulokine, fiz a primeira quimio dia 07/08, a segunda dia 21/08 e vou fazer a terceira dia 04/09...estou tolerando bem esse intervalo! Não fique preocupada...se o teu médico diz que dá...tenta...reduz o tempo do tratamento pela metade né! eu vou fazer 8 aplicações...e termino dia 13/11...fim do ano to livre...
    to anciosa pela reconstrução!!!!
    tudo de bom pra ti...e força...daqui a pouco acaba!!!
    beijos...

    ResponderExcluir
  6. querida acredite essa fase da quimio passa rapido.........acredite ......vais ver que vai ficar tudo bem........força amiga....um grande abraço.
    cris/PORTUGAL.

    ResponderExcluir
  7. Prima,

    Não desanima!!! Você está reagindo muito bem com tudo isso que está enfrentando, e Deus está com você!!! Força. Te adoro, Bjs

    ResponderExcluir
  8. prima, não tenho dúvidas de que seus glóbulos brancos vão reagir da melhor forma possível, pois vc é uma grande guerreira :) e vai conseguir enfrentar da melhor maneira possível essa fase difícil que é a quimio! um beijão!

    ResponderExcluir
  9. Querida, não desanime. Até agora vc tem sido uma guerreira e tenho certeza que vai continuar assim.
    "E ainda se vier
    noite traiçoeira,
    se a cruz pesada for
    ELE estará contigo..."
    Pense nisso e coragem. Deus está com vc.
    bjs
    Tican

    ResponderExcluir
  10. "Pedras no caminho? Guarde todas. Um dia você vai construir um castelo."

    ResponderExcluir
  11. Prima,
    até o momento não tinha me comunicado com você, mas saiba que estou aqui, caladinho, torcendo muito. Todos os dias abro seu diário, torço, rezo, e me emociono muito com o seu comportamento. Continue com esta força! Logo logo isto que você está vivendo ficará para trás, será apenas uma experiência de vida que você superou! Bjo grande!

    Caio

    ResponderExcluir
  12. Minha irmã querida...ainda teremos muitos diários pra escrever... heheheheh...vc pode descansar, mas não desanimar... estou sempre com vc no meu coração!!!

    Te amo muito!!!

    Bjos, BB...

    ResponderExcluir
  13. AMANDA
    (Para uma flor do vale, forte como a rocha!)

    Segue adiante o passo, sempre amando o mundo,
    Porque tua Vida é feita de coragem e luta,
    E todo o amor que sentes é imortal e fecundo,
    Pois minimiza as dores, na tua ideal conduta!

    Tem sempre em tua mente que Deus te ama e vê,
    Nos mais ocultos dramas: luz para a tua alma!
    Quer que sintas hoje a Flor do Excelso Ser,
    Que guarda em seu botão fé,esperança e calma!

    E assim, qdo lembrares, rindo, de antigos freios,
    Pensa mais forte em Deus, que te protege e ampara,
    Volta a sorrir, cantando, e vive os teus anseios!

    És a bela filha amada, a quem Ele dá os meios
    De mostrar ao mundo a força que em ti não pára
    De vencer os seus tropeços, sem mais ter receios!

    ResponderExcluir
  14. Amanda...
    Hoje fiz a terceira quimio, como te falei, faço uma a cada 14 dias...as reações que tenho são sempre as mesmas...
    Vai ser o mesmo contigo! Daqui a pouco tudo isso termina...muita força...nunca desanima!
    Beijos...

    ResponderExcluir
  15. Prima linda, dias maravilhosos como o de ontem ficarão pra sempre na nossa memória. Vc não sabe o quanto eu estava feliz em poder estar aproveitando aquele domingo tão lindo em um lugar perfeito, com vc, com a nossa família!
    Você é responsável por grande parte disso.
    Te amo muito!

    ResponderExcluir
  16. Querida Amanda,

    Seu pai e eu somos colegas de trabalho há 26 anos. Dessa parceria profissional surgiu amizade. Com a amizade, o compartilhar de situações de nossas vidas. Com relação aos filhos – as pérolas mais preciosas que Deus nos presenteou para a gente enxergar o mundo de uma forma mais ampla, para desenvolver a nossa maturidade, para aprender com eles a ser pessoas melhores -, passamos a ser torcedores da primeira fila.
    Amanda querida, minha torcida para a sua plena recuperação é do fundo do meu coração. Oro para que a esperança esteja sempre presente em vc. Que as tantas vitórias q vc já conseguiu nesse processo sejam alicerces firmes para outras tantas vitórias q virão. Por sermos humanos, o sofrimento faz parte da nossa caminhada, mas, na minha experiência, faz toda a diferença ter Deus bem juntinho para atravessar os vales.
    Com amor,
    eny junia

    ResponderExcluir
  17. Oi Amanda, ainda lembrsa de mim? sou a Jardênia da Católica, nesse momento estou morrendo de ri e de chorar, pois fico super feliz em saber que ainda consegui fazer graça, mas sei que o deus que te fortalece é o mesmo que vai te curar, posso sentir a luz e a graça de Deus em suas palavras e fotos. Que ele estejac sempre com, e se precisar pode contar comigo, não esquece de chamar para festa de comemoração da sua cura. Bjos e fica com Deus

    ResponderExcluir
  18. Amiga linda do meu coração, nunca desanime estou sempre orando e pedindo a Deus a cada dia pela sua recuperação !!!

    TE AMO PRA SEMPRE AMIGA !!!
    FICA NA PAZ DE CRISTO JESUS !!!
    BJIMMM....
    CRISTIANE

    ResponderExcluir
  19. Prima linda! Domingao PERFEITO e inequecível! EU AMO estar ao seu lado! EU AMO a sua alegria! EU AMO o seu sorriso! EU AMO a sua beleza! EU AMO a nossa amizade! EU AMO a nossa cumplicidade! E agora passei a amar a seu coragem e a sua determinacao. Vc é muito especial na minha vida! Quinta-feira estarei lá com vc! TE AMO! Conte SEMPRE comigo....Nana

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui: