quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Reações da quimio

As reações (quimioterapia) mais uma vez, foram parecidíssimas com as duas primeiras sessões - moleza, cansaço, tontura, mal estar, enjoo, sono, muito sono, chatice (fico chata nos primeiros dias), tristeza, taquicardia... só que desta vez senti umas sensações novas e estranhas como se meu corpo estivesse flutuando ou se eu estivesse pisando em nuvens... achei que fosse loucura, mas conversando com uma colega na meditação, descobri que estas sensações são normais... outras vezes, senti também uma dormência no corpo todo. De todos esses dias, desde a quinta-feira passada (dia da quimio), só hoje estou me sentindo muuuito bem. Até ontem tive altos e baixos. Tem hora que está tudo bem, mas de repente do nada, quero deitar e dormir... muito doido tudo isso. Notei também que engordei, estou inchada (por causa dos corticóides injetados na quimio ocorre uma retenção de líquidos). Pela primeira vez estou me sentindo gorda. Dá fome de meia em meia hora, não sei o que fazer e logo depois da comilança, lá vem a fome outra vez. A barriga parece estar vazia a toda hora. Os cabelos (os poucos fios que resistiram), não sei se ainda estão caindo ou se estão crescendo, de vez em quando aparece um fiozinho encravado... deve ser assim, cai e cresce.


Anteontem, fui em uma consulta com Dr. Bruno (Masto). Conversamos bastante sobre o que vai acontecer daqui pra frente. Ele é a favor de daqui um tempo, tirar a outra mama. Há 50% de chances de dar na mama que restou. Ele prefere não arriscar. Mas tem médico que não concorda. Quando chegar a hora, farei várias consultas para ter certeza do melhor a fazer. Mas já digo que prefiro. Não quero passar por tudo de novo. Se há um risco, vamos eliminá-lo logo. Minha mãe concorda plenamente. Falamos também sobre as chances de reincidência. Conforme forem passando os anos, menor o risco de uma reincidência. O período mais crítico parece ser entre 3 e 5 anos. O que podemos fazer? Só melhorar o estilo de vida... alimentação, meditação, atividade física, fora cigarro, fora álcool.. claro, se eu fizer tudo isso estará perfeito, mas ninguém é perfeito... a única coisa que posso afirmar é que vou tentar e quero mudar muita coisa. Mais uma vez o Dr. Bruno lembrou - bendita Mastite! - se não fosse ela... aí paro mais uma vez para agradecer! Obrigada pela minha vida meu Deus! E falando em agradecimentos, mais uma vez, minha mãe escreveu. Ela acordou estes dias, com uma vontade de agradecer e o fez:


Família e amigos: um presente de Deus

No decorrer da vida, desde o ventre e ao darmos o primeiro respiro, nos relacionamos. Este relacionamento desde os primórdios da existência é que nos favorece com sensações de paz, aconchego, ternura, carinho, sossego. Nosso equilíbrio emocional é auxiliado por este contato tão fundamental à existência humana. Deus, em sua sabedoria suprema, nos proporciona convivências durante a nossa vida que certamente não ocorrem nem por acaso e nem em vão.
Quantas vezes nos sentimos muito bem ao lado de uma pessoa, e de outra, às vezes, temos dificuldade de aproximação? Que sentido teria estas situações?
Creio que Deus nestas situações pretende nos ensinar algo sobre a construção do verdadeiro amor e do desafio de permanecer nele.
O grande desafio é o de superar as dificuldades exercitando o perdão, o ouvir, o compreender, a gratidão, o sentir-se no lugar do outro para aceitar melhor seus sentimentos e limitações e ajudar a crescer, a evoluir...
Esta é a oportunidade que Deus nos dá colocando-nos neste imenso laboratório que é a vida para evoluirmos aprendendo sobre o amor incondicional – onde amamos e não pedimos nada em troca. Nos beneficiando da sensação de doar somente, e se sentir feliz, realizado com isso.
Na nossa condição humana temos dificuldade de exercer este amor por não entendermos bem esta dimensão do SER e não do TER.
Você é meu, não divido com ninguém...
Isto me pertence, não use...
É o meu direito... é o meu espaço...
Nos apegamos a coisas, objetos, sentimentos que nos fazem sofrer por nos afastarmos da dimensão espiritual, a nossa dimensão eterna, que vai além do corpo.
E na trilha da vida permanecemos no desafio de buscá-la e trazê-la à tona, superando obstáculos, para amar verdadeiramente, integralmente.
Nestes momentos pensamos o quanto é bom o aconchego da família, dos amigos, na alegria, nos festejos, o estar junto.
E é nos momentos de dor que realmente exercitamos o verdadeiro amor, agradecendo as vitórias, as oportunidades, porque nestes momentos é que paramos para refletir e aprender. O sofrimento é uma misericórdia de Deus nos possibilitando evoluir. Assim podemos redimensionar o amor e perceber o quanto é bom o abraço, a presença, o olhar solidário, o estar junto novamente.
Deus, como diz a cantora Amelinha em uma de suas músicas: “Fez nascer a eternidade num momento de carinho”, e é com esta crença que agradeço a Deus todos os laços constituídos de familiares e amigos para a eternidade, porque, creio, são para além desta vida, com os encontros, desencontros, diversidades, adversidades e oportunidades de exercitar a gratidão e os desapegos (como diz a Amanda em momentos de muita luz) e superação. Obrigada a todos por tudo de bom que nos proporcionam com seu amor e carinho. Agradeço por mim, pelo Doba e por meus filhos.

Edna Mara

8 comentários:

  1. Amiga linda princesinha de JESUS !!!!

    Posso estar meia distante mais vc não sai das minhas orações amiga. Muito linda a msg da sua mãe.
    Te amooooo p sempre !!!
    FICA NA PAZ DE CRISTO JESUS !!!

    CRISTIANE

    ResponderExcluir
  2. Amandinha,
    Agora só falta uma dessa série que a médica disse que seria das piores. O próximo ciclo será bem mais fácil. Sei que quem está de fora é bem mais fácil falar. Mas tudo está dando certo e continuará assim. Vamos hoje nos reunir no casamento da Marina e, com a sua presença, tudo será perfeito.
    Continuo rezando e pedindo a Deus muita força pra vc. Estamos aí pra tudo.
    bjs
    Cândida

    ResponderExcluir
  3. Amandinha,
    Só hoje vi seu blog. Li de cabo a rabo.
    Você é mesmo uma guerreira.
    Admiro sua coragem e fé.
    Você é um exemplo pra todos nós.
    Nem preciso dizer que te amo. Você sabe disso.
    Um grande beijo
    Tia Sita

    ResponderExcluir
  4. Amandita,
    Como foi bom esse final de semana com todos reunidos. Vc está cada dia mais bonita e radiante. O casamento da Marina com certeza teve um brilho a mais com a sua presença, sempre cheia de alegria.
    (Obs.: O Xuxu já sabe que foi vc quem pegou o buquê da noiva?) rsssss
    Beijos
    Tia Ieda

    ResponderExcluir
  5. Com certeza ao seu lado esse fds foi ainda mais inesquecível!!!
    Minha grande e verdadeira AMIGA!!
    Vc é LINDA!!!
    Te amo, prima!
    Bjos
    Nana
    PS: Buquê mais do que merecido! Saudade do Xuxu!

    ResponderExcluir
  6. Querida Amanda não te conheço mas quero te agradecer pelo blog. Ainda não comecei a quimio, amanhã devo de passar no médico que vai decidir o que é o melhor para minha cura, e procurando me informar sobre os possiveis sintomas te achei no blog da Denise.
    Muita saúde para Vc.!!
    Betty

    ResponderExcluir
  7. Ai Amanda, eu fiz sabe o que com o blog? paguei para uma menina fazer como eu queria!
    Ma apeguei tanto a ele, está sendo tão importante pra mim, que eu n~çao tive pena! custou 100,00, mas eu fiz esse "capricho" de presente pra mim...quero guardá-lo e poder ler ele sempre, então criei coragem e fiz!
    é esse o endereço de email dela: evelynregly@gmail.com
    ela faz o que tu quer....

    Amiga! que bom, tá terminando também... esse cabelo que é uma confusão né...acho que vou só passar a máquina 1 para emparelhar, não vou raspar também, tenho medo que fique grosso....
    ai essa vida...hehe...

    beijinhos....

    ResponderExcluir
  8. amiga, força e muita coragem para enfrentar os desanimos e as fraquezas. Penso em você todos os dias, além de claro pedir a Deus a sua cura.
    beijos!!! te amo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui: