quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Fisioterapia pós-mastectomia




No final do mês de agosto, passados dois meses após a cirurgia de retirada da mama, comecei a fazer fisioterapia. Demorei demais para iniciar as sessões, mas era tanta novidade e coisas para aprender que acabei deixando para depois. Além da mama, foi feito um esvaziamento axilar (como dito lá no início) para retirada dos linfonodos acometidos. O problema é que este esvaziamento vem acompanhado de complicações que dificultam a função do braço do lado operado, que no meu caso foi o direito. Algumas das complicações são: inchaço do braço, falta de sensibilidade, dor, restrição do movimento dos ombros, etc. Portanto, devem-se tomar alguns cuidados após a cirurgia de mastectomia, a fim de evitar possíveis complicações maiores como o linfedema - edema (ou inchaço) devido a um acúmulo localizado de líquido de origem linfática, que ocorre por deficiência na absorção ou condução da linfa. Devido a estes fatores devemos evitar várias coisas com o braço operado, como por exemplo: carregar peso, tirar cutícula, queimar, ferir, arranhar, picadas de inseto, usar pulseiras, anéis e relógios apertados, lavar louça (melhor usar luva), praticar movimentos repetitivos, medir a pressão arterial, tomar injeções, vacinas, soro ou colher sangue para exame, etc. Até dirigir se torna um problema, mas este caso tem solução, pois nós temos direito de comprar um carro hidráulico e automático com isenção de várias taxas, que acaba saindo muito mais barato. Aliás, temos vários direitos. É bom estarmos atentas e informadas a respeito de todos.
Ontem fui ao Dr. Márcio (oncologista) e estou liberada para fazer amanhã a quinta quimioterapia, a primeira branquinha (o "T"). Agora sim, vamos lá.

Para saber mais sobre os direitos leiam o livro - Câncer - Direito e Cidadania - Como a lei pode beneficiar os pacientes e seus familiares - Antonieta Barbosa - Editora ARX

15 comentários:

  1. Oi prima, vc está informada hein...rs Isso é muito bom, continue assim esclarecendo essas dúvidas para que todos saibam...
    Estou com saudades... Um grande Beijo

    ResponderExcluir
  2. Lindinha,
    Amanhã será mais uma que vc vai tirar de letra.
    Conte comigo. Estarei pensando e orando por vc.
    Bjs e fique com Deus.
    Tia Cândida

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda!
    Eu vou fazer a segunda btanquinha sexta feira, se o meu médico liberar! fiz o exame de sangue hoje, saberei o resultado amanhã... tomara que possa fazer para acabar logo né!
    quanto ao carro, eu já dei entrada na carteira de motorista...até hoje não tinha! Agora tenho que esperar me chamarem para a perícia....já estou esperando a quase 1 mês...olha que com as isenções...vale a pena viu...e muito!!!!

    beijos e tudo de bom pra ti amanhã! vamos ver se tu dorme, que nem eu.....hehehe

    ResponderExcluir
  4. Prima linda, mais uma etapa que se inicia...agora a última, se Deus quiser!!! Estarei aqui, sempre!!!!
    Te amo!!!
    Inessa.

    ResponderExcluir
  5. estava eu vagando pela net e não pude deixar de ler os seus depoimentos valentes senhoras, sou marido de uma valente tambem, já se perfazem 5 anos desde a primeira quimio resultante da mastectomia, hoje ela é uma pessoa completamente normal, apesar da retirada total da mama ela fez uma plastica utilizando musculos da barriga e pele tbm, não se nota diferença quase nenhuma e voltou totalmente a auto-estima. bom que deus abençoe vcs na sua jornada e que consigam daqui a 5 anos postar as mesmas palavras que posto agora.

    ResponderExcluir
  6. Boa madrugada...
    Também sou uma pessoa que passei a 20 dias pela mastectomia radical e ainda não iniciei a quimioterapia por motivos de baixa imunidade ou ansiedade, sei lá, o emocional da gente fica totalmente embaralhado, louco...mas acompanho sempre seu blog para obter força e garra, ser forte para superar assim como você, ms creio que o suporte emocional e familiar é muito importante.

    ResponderExcluir
  7. Oi, boa noite.
    Passei pelo processa de mastectomia a uma semana, comecei a fisioterapia logo no outro dia apos a cirurgias mas estou sofrendo muito por que ainda nao me adaptei ao processo. Quanto aos remédio necessários ao tratamento ainda nao codesso pq falta o exultado de um exame que precisou ser feito em SP e estamos no aguardo dele para começa o processo. inicialmente o gratamente será intendido de seis meses, estamos aguardando anciosos para vê no que vais dar. Agora esto procurando os direitos das mastectomizadas para poder correr atras e fazer valer a lei. Bj e boa saúde a todos

    ResponderExcluir
  8. Parabens acho que sou uma fraca depois de ler tudo sobre voce me enchi de alegria descobri um cancer em2011 quiz morre achei que estaria morta meses depois mas fiz mastectomia e estou aqui lutando contra isso e dificil nao consigo para de pensar em morte e como se estivesse condenada nao tiro a roupa na frente de ningue m nao consigo namora tomar banho com meu marido me fechei no meu mundo.nao vou a mpraia nao acho roupa adequada quero aprender a superar isso todos me acham forte mas e mentira eu vijo para nao deixar meus filhos e familiare com pena e o meu marido ficamos bem distante por minha culpa eu sei disso,li algumas coisa do seu blog e te admirei pela sua força e o seu sorriso

    ResponderExcluir
  9. Fiz minha Mastectomia com plástica no dia 28.09.12 e sozinha estou fazendo movimentos leves, não estou sentindo dores mas é complicado achar posição para dormir. Adoro seu blog, ele é de grande valia p mim.

    ResponderExcluir
  10. Boa noite,fiz mastectomia radical com reconstrucao ha um mes,ainda estou assustada pois espero o resultado do esame se vou ou nao fazer o esvazeamento das axilas,espero dar tudo certo.Deus esta sempre conosco,bjos boa sorte.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite , fiz mastectomia dia 12/02/2014. E fiz a reconstrução e igualei a mama esquerda.Ficou otimo tudo.! Meus seios ficaram mais bonitos, mesmo a mama direita sem mamilo.Estou na terceira sessao de quimio vermelha e voy fazer 4. Depois faço 12 sessoes uma por semana da quimio branda. NO INICIO nao aceitei a quimio e passei mal.Tive ate pressao alta.Depois na segunda trabalhei minha cabeça pra aceitar e nao paasei mal.Agora passados 3 meses só sinto fores nas mamas.Acho que é devido ao frio.Estou procurando sutiã apropriado pra dormir.To me reeducando na alimentacao.Tirei o acucar, a massa , refrigerante, e evito carnes, embutidos e gordura, alcool.o cancer é uma doenca que tem tratamento.Depende 50% da gente e 50% dos remedios.Nossa parte é vencer a doenca com otimismo e disciplina.Nao podemos deixar ela nos dominar.Estou super bem e estou confiante que estou finalizando o tratamento .E estou numa nova reedição como diz minha psicologa.

    ResponderExcluir
  12. Nossa que bacana..eeu fiz mastectomia c reconstrucao c expansor provisorio.
    Gostei do resultado mas as dores no braco proximo a axila incomoda mt.
    Fiz esvaziamento da axila.tem so dez dias entao tenho paciencia.
    Ja estou conseguindo fazer as coisas dentro das restricoes medicas claro mas to mt felizc resultado.
    So n fiz fisio ainda.so em casa mesmo.bj

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo seu blog, muito interessante! Fiz mastectomia há mais de 1 ano, ainda sinto muitas dores no local da cirurgia e no braço. Sinceramente muitas dúvidas ainda pairam em minha cabeça, mas o dr. já disse que é preciso paciência pois é um tratamento demorado. Bom, é uma vitória a cada dia...e assim vamos seguindo.

    ResponderExcluir
  14. minha mãe fez uma mastectomia radical com esvaziamento axilar e agora não aguenta a dor no braço esquerdo o que pode ser

    ResponderExcluir
  15. ha 1 ano,fiz mastectomia bilateral,esvaziamento axilar,rejeição,e infecção protese que foi retirada,tenho cicatrizes horriveis.Antes sofri muito com traições conjugais.Não quiz quimio injetável,uso anastrozol,Perdi a vaidade,penso em doar todas as minhas roupas,porque pouco me importa qual vou usar,não durmo mais com meeu marido,não me sinto bem.estou vivendo um dia de cada vez sem expectativa,tenho 62 anos,e acho que tudo já perdeu o significado.não gosto do que vejo na hora do banho.tento não pensar,mas é como se minha parte ja esta concluida.Fingo yma alegria que não tenho,não falo do asunto com ninguém,nem da minha frustação,nem das tristezas,e sinto vomtade de deixar o tratamento.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui: