segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Os altos e baixos da quimioterapia

Acho que na última postagem aqui no blog, fui meio curta e grossa. Vou começar a falar sobre a consulta com a nutricionista: posso comer de tudo, pois meu câncer não estava relacionado a hormônios (prestaram bem atenção na palavra no passado... "estava" pois agora, já estou curada!!!). É claro... é bom evitar açúcar e gordura (como sempre), para não engordar demais, já que engordamos (depende do caso) normalmente por causa dos corticóides da quimioterapia. Eu engordei 5 kilos em 15 dias. Nunca pesei tanto... ainda bem que também sou boa para emagrecer, se deixar de almoçar já emagreço 1 quilo. Sempre considerei muito importante cuidar da alimentação, mas nunca fiz muito esforço para "comer melhor" pensando na saúde, a não ser ter parado de comer carne vermelha há uns dois anos (na verdade parei mais pelo amor e respeito aos animais, a saúde veio em segundo lugar). Ainda quero parar de comer carne em geral, mas a nutricionista acha melhor eu não parar neste momento. Deixa para o ano que vem... Algumas mudanças já comecei e outras estou "quase" mudando: tomando mais sucos, comendo mais frutas, comprando mais produtos orgânicos, pães e arroz integrais, etc. A única coisa que não consigo é deixar de tomar é uma cervejinha quando me sinto bem. O máximo que posso fazer por mim mesma é trocá-la "ás vezes" pelo vinho tinto (uma taça). Ah... também, troquei o chocolate tradicional pelo amargo (mas não vou deixar de comer o outro tipo ocasionalmente). Vou fazendo o que posso. Mas essa mudança é um pouco difícil. Tudo que estamos acostumados a fazer com certa frequência, é sempre muito dificil de modificar ou de eliminar de sua vida. O hábito tem realmente força.

Mudando de assunto... esta semana faço a quinta quimioterapia. Ufa... está passando do meio do caminho. Cada vez que acaba mais uma, penso: "Está chegando ao fim, mais uma missão cumprida...", e isso me deixa feliz. Da última vez (a última vermelinha), as reações foram fortes, como a anterior. A única coisa "nova" nessas duas últimas foi um excesso de irritação que tomou conta de mim por alguns dias. Credo! Nem eu me aguentava... tudo era chato! Impressionante o que se sente... era uma coisa maior que eu, não dava para controlar. Diz a minha médica que é por causa so Zoladéx (não sei se se escreve assim), aquele remedinho que injeta no corpo para resguardar a função ovariana. Pois é, ele é o culpado da minha raiva. Ela já tinha nos prevenido quanto a este mau humor. Descobri que nesses dias é melhor eu me isolar. Por que assim não desconto em ninguém. O mundo todo fica chato. Mas tudo isso passa, e o mundo parece sorrir novamente. O bom é isso.

5 comentários:

  1. Amanda! Como é bom saber que esta fase na sua vida está quase acabando, e melhor ainda é saber que vc está superando tudo isso. Acredito que muitas pessoas assim como Eu, aprenderam com vc e com seus depoimentos do seu dia dia. "Estou curada", essa foi uma das melhores frases que ja li, partindo de vc, que Deus continue te abençoando.
    Forte abraço.
    Joanilda e Peu.

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda!
    Só mesmo quem está passando, ou já passou por isso para entender né...variações de humor...irritabilidade...depressão...é uma confusão de sentimentos...tudo junto...daqui a pouco...passa tudo! Até parece que somos meio loucas né?
    O bom é saber que tudo isso vai passar rapidinho...final do ano está chegando, e nosso tratamento termina...aí vem vida nova! tu já fez a primeira branquinha? não né!
    te prepara! dá um sono na hora!! eu dormi um tempão! por causa do remédio para alergia, eu acho.
    Depois me conta como foi!
    beijos...

    ResponderExcluir
  3. Ah! tirando o sono incontrolável...essas "brancas" não me deixaram reações fortes...uma dorzinha nas pernas...e preguiça! é bem mais tranquila que a vermelhinha!

    ResponderExcluir
  4. Força, querida.
    Já passou do meio. Já, já, sua vida vai voltar ao normal e tudo será maravilhoso.
    Amei o "estou curada". É assim mesmo que se diz.
    Bjs da tia
    Cândida

    ResponderExcluir
  5. iniciei o tratamento quimioterapico a pouco estou na segunda sessão, nao sei os nomes das medicações mais tem dias que me sinto bem, extrovertida (minha rotina) outros estou irritadiça tbm, se preocupei com o ganho de peso e vim pesquisar e tive a alegria e a felicidade de encontrar seu blog, muito bacana por sinal. Embora faltem varias sessoes, pois as estou fazendo para matar o tumor e creio que ja esta acontecendo pois me apropriei da minha graça, a minha cura nao quero ficar careca e gorda, nada contra careca ja estou, hahahahaha, mais gorda nao pretendo mesmo, ja sou plus e pretendo permanecer assim. Vou criar uma conta no google pra ser sua seguidora pois gostei muito!!! Fé e m Deus, força e foco no tratamento é assim que vou com a permissão de Deus, a intercessão de Nossa Senhora passando na frente e a participação dos amigos que atravessarei esse deserto. Santo e feliz dia !!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui: