quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Gravação de vídeo sobre a saúde da mulher

Tô chique demais... Ontem recebi em casa uma equipe do SEST/SENAT para fazer uma gravação, na verdade um depoimento, sobre o que passei e estou passando em relação ao câncer de mama. Muito legal! A irmã de uma amiga é jornalista desta instituição e explicou que todo ano promovem ciclos de palestras sobre temas variados, e o ano que vem será sobre a saúde da mulher. Depois de cada palestra, é passado um vídeo com depoimentos de várias mulheres com diferentes histórias. No meu caso, foi sobre o câncer de mama. Estava ansiosa, pois nunca gravei nada, nem passei por situação semelhante. Mas acho que me saí bem. A equipe toda foi muito atenciosa e me deixou bastante à vontade, apesar de eu ter ficado um pouquinho nervosa no ínicio e até esquecia a ordem dos acontecimentos. Acredito que tenha dado certo. Quando for divulgado passarei o contato para quem quiser ir assistir em alguma unidade desta instituição. A ideia do vídeo é passar o conhecimento do assunto a várias mulheres e mostrar a necessidade de estar sempre realizando exames de prevenção, não importando a idade, já que o câncer não escolhe idade e hoje em dia é muito comum mulheres com minha mesma faixa etária, inclusive mais novas, estarem passando por situações semelhantes à minha.

Mudando de assunto: acabei de chegar da quimioterapia e até agora estou me sentindo bem, como da outra vez. O pior vem depois de uns dois, três dias. Mas, como sempre, tento pensar positivo para que os efeitos sejam menores. Dessa vez também estou mais preparada para as dores, pois meu médico receitou outro remedinho para aliviá-las.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A mulher careca

Sábado passado, sai com a careca descoberta. Estava calor e já estou cansando de usar lenço, chapéu ou qualquer coisa na cabeça. Já me sinto à vontade para sair assim, e fui a uma feira da cidade com meu irmão e à casa de uma amiga. Ainda no carro, em um sinal, outro carro parou ao lado do nosso, com quatro pessoas. Uma foi falando para a outra e quando vi estavam todas me olhando e comentando alguma coisa. Olhei rindo também e falei: "Olha a galera falando de mim..." Todos ficaram sem graça e olharam para o lado disfarçando. Quase morremos de rir. Já na feira, as crianças eram as mais engraçadas, paravam o que estivessem fazendo para me olhar e sempre cutucavam a amiguinha: "Olha! A mulher careca!". Foi superdivertido! A filha de um primo meu (minha prima também, claro!), quando me viu pela primeira vez, queria que a mãe dela a levasse ao cabeleireiro para fazer um "corte" igual ao meu. Criança é muito inocente. A galera mais velha já olhava de rabo de olho. Eu, particularmente, quando via alguém careca na rua, muitas vezes associava a alguma doença. Poucas vezes pensei que era só estilo. Mas também olhava de rabo de olho. É a curiosidade - "Será que doença ela tem? Será que ela é careca por opção?" Achei divertido e diferente. Vou fazer isso mais vezes... sou muito mais que uma simples careca! Deviam estar me olhando por me acharem bonita... rsrs. Amanhã faço a sexta sessão de quimioterapia. Agora sim, está acabando.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Causas emocionais


Pronto! melhorei...rs. Não disse que passa? Pois é, passou. Não sinto mais nada hoje, graças a Deus. Agora, só semana que vem. Tem que ter senso de humor para levar esta fase da vida numa boa. Ando sentindo só as unhas da mão doerem um pouco, daí corri para o Dr. Google. Li que elas podem se tornar frágeis e escuras e em alguns casos podem até cair. Ai nem... a unha não... Não vou dar muita atenção para não encucar. Deixa pra lá... Neste troca-troca de experiências que tenho vivido ultimamente com várias pessoas, principalmente com companheiras by câncer de mama, ouvi falar que alguns tipos de câncer estão relacionados a causas emocionais. Não tinha botado muita fé antes, até porque nunca tinha me envolvido profundamente nestes assuntos. Depois de ler muito a respeito, descobri que nos estudos sobre as causas do câncer estão incluídos estudos das causas emocionais. O câncer de mama geralmente está relacionado a perdas por amor, mãe ou filha. Não precisa ser necessariamente de uma causa específica, um conjunto de causas também pode ocasionar um câncer. Sentimentos reprimidos, mágoas não resolvidas, traumas do passado.... tudo isso pode influenciar o surgimento deste e outros males. Na minha vida em particular, ou melhor, nesta vida (pois pode ter sido em outra - acredito em vidas passadas), não me lembro de ter vivido tais situações. Nenhum episódio específico me vem à mente que poderia ter-me feito criá-lo. Claro! Existem outras mil causas associadas a todos os tipos de cânceres, mas não vou falar delas agora. Já tive decepções amorosas e afetivas (como quase toda mulher sonhadora), mas nada fora do normal e nada que me fizesse silenciar a ponto de gerar qualquer conflito interno que induzisse uma doença deste nível. Pelo menos acredito nisso. Na infância sempre fui muito feliz, na adolescência já era meio introvertida, calada, observadora... confesso que até hoje sou assim. Só abro para falar de meus sentimentos se me sinto totalmente segura. Não vejo isso como sendo ruim. No máximo poderia me tornar uma pessoa mal compreendida pelo fato de ocultar alguns pensamentos e sentimentos. Se esse era o problema, hoje resolvi... escrevendo aqui. Quais foram as causas, eu não sei, mas o que posso dizer é: resolva tudo! Liberte-se das mágoas e energias reprimidas. Mal não vai fazer...

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Espero que acabe logo...

Nossa... espero mesmo que isso tudo acabe logo. Desde domingo ando sentindo o mesmo sono, cansaço, formigamento.... mas também apareceu uma dor no corpo, que especialmente hoje está demais, principalmente nos quadris e na região lombar. Disse há cinco dias que os efeitos estão melhores que antes, mas não usei as palavras certas. Na verdade estão menos piores que antes. Ou não. Sei lá. A essas alturas não sei o que é melhor ou pior, só sei que está tudo péssimo novamente. Antes de passar pela quimioterapia, achei que tudo poderia ser levado tranquilamente. Várias colegas me disseram: -"Tem dias que você vai rir, outros vai chorar..." - quando falavam isso, pensava: "sérá que vou chorar? que nada... sei que consigo levar tudo numa boa...". Pois é, este momento chega, o momento de chorar. Como chegou várias vezes durante a quimioterapia. Agora mesmo, só dá vontade de chorar... O único conselho que dou: se permitam... se permitam chorar, espernear, enfurecer... vai passar... Aos parentes e amigos: tenham calma... pois os dias ruins são realmente ruins, e se não puderem ajudar, que fiquem longe. Não tenho vontade nem força para falar com as pessoas às vezes... passo longe do telefone e de qualquer tipo de conversa que me desagrade. Neste momento, é melhor ficar quieta, sem estresse e sem perturbações. Nessas horas, quando bate o sono é melhor, pois passa mais rápido.
Palavras de mamãe...
A Amanda, minha filhotinha amada, me pediu hoje pela manhã que lesse o que tinha escrito no blog e se ela deveria colocar tudo o que havia escrito. Não pude conter minhas lágrimas... também senti vontade de chorar. Eu estava no trabalho e o meu celular estava na minha sala e andando pela escola não o ouvi tocar quando ela queria que eu ligasse para a médica e encontrasse algo que aliviasse sua agonia. Eu não a ouvi... Ao chegar em casa, tentei ajudá-la com medicamentos, bolsa com água quente, não sabia mais o que fazer. O Doba (o papai amoroso dela) não foi trabalhar e ficou com ela graças a Deus! Também agradeço a Deus pelo Fábio estar sempre do lado dela. Conto isto porque saio de casa às 14h e volto somente por volta das 23h. Não poder atendê-la me machucou. Mas o que me deixou comovida ainda mais ao ler o blog foi sua preocupação em estar dizendo algo que pudesse magoar alguém ao dizer o que estava sentindo. Jamais ela deveria se preocupar com isso. Nós, sua família, temos o dever de compreender este momento e ajudar sempre para que tudo isto passe logo, amenizando da forma que puder estes seus momentos difíceis. Disse-lhe que não deveria tirar nenhuma vírgula e que todos estaríamos crescendo observando sua tamanha dignidade e força nestes momentos de sua vida. Cada dia que passa a admiro mais. Te amo muito, minha eterna filhinha.
Edna Mara

sábado, 17 de outubro de 2009

Efeitos do taxotere... o "T"

Como disse antes, fiz a quinta quimioterapia, na quinta-feira passada... ai... só faltam TRÊS.... graças a Deus!!!! Não vejo a hora disso tudo acabar e eu recomeçar minha vida, sem quimio, sem remédios... quero levar deste período só o lado bom, o lado que eu aprendi e ainda estou aprendendo a ser uma pessoa melhor. Antes de passar pelo medicamento principal, geralmente passo por vários outros para proteção do sistema gástrico, aplicação de corticóides, outros para evitar enjoo, nauseas, para alergias, etc. O taxotere, a nova medicação que estou tomando, tem vários efeitos colaterais, assim como o "A" e o "C". Neutropenia, baixa nos neutrófilos do sangue, é o efeito mais comum, ou seja, imunidade baixa. Para levantá-la tem aquelas 5 injeções diárias de Granulokine. Esse tb tem outras mil reações adversas... mas procuro nem ler as bulas para não ficar doida... (mas é importante que alguém leia, no meu caso mamãe anda lendo). De todos esses, o cansaço e o sono vêm arrebentando nesta fase. Eu, por exemplo, dormi quinta e sexta quase o dia todo... tb senti novamente um gosto ruim na boca. Até agora os efeitos estão sendo melhores que os dos medicamentos anteriores. Isso é ótimo! Pois das últimas vezes foi pesado... Espero que continue assim.

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Fisioterapia pós-mastectomia




No final do mês de agosto, passados dois meses após a cirurgia de retirada da mama, comecei a fazer fisioterapia. Demorei demais para iniciar as sessões, mas era tanta novidade e coisas para aprender que acabei deixando para depois. Além da mama, foi feito um esvaziamento axilar (como dito lá no início) para retirada dos linfonodos acometidos. O problema é que este esvaziamento vem acompanhado de complicações que dificultam a função do braço do lado operado, que no meu caso foi o direito. Algumas das complicações são: inchaço do braço, falta de sensibilidade, dor, restrição do movimento dos ombros, etc. Portanto, devem-se tomar alguns cuidados após a cirurgia de mastectomia, a fim de evitar possíveis complicações maiores como o linfedema - edema (ou inchaço) devido a um acúmulo localizado de líquido de origem linfática, que ocorre por deficiência na absorção ou condução da linfa. Devido a estes fatores devemos evitar várias coisas com o braço operado, como por exemplo: carregar peso, tirar cutícula, queimar, ferir, arranhar, picadas de inseto, usar pulseiras, anéis e relógios apertados, lavar louça (melhor usar luva), praticar movimentos repetitivos, medir a pressão arterial, tomar injeções, vacinas, soro ou colher sangue para exame, etc. Até dirigir se torna um problema, mas este caso tem solução, pois nós temos direito de comprar um carro hidráulico e automático com isenção de várias taxas, que acaba saindo muito mais barato. Aliás, temos vários direitos. É bom estarmos atentas e informadas a respeito de todos.
Ontem fui ao Dr. Márcio (oncologista) e estou liberada para fazer amanhã a quinta quimioterapia, a primeira branquinha (o "T"). Agora sim, vamos lá.

Para saber mais sobre os direitos leiam o livro - Câncer - Direito e Cidadania - Como a lei pode beneficiar os pacientes e seus familiares - Antonieta Barbosa - Editora ARX

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Outubro Rosa

Outubro foi o mês escolhido para celebrar a luta contra o câncer de mama. Um movimento criado há mais de dez anos em Yuba e Lodi na Califórnia, chamado Outubro Rosa, surgiu para concientizar a população muncial no combate ao câncer de mama. O movimento alerta para a importância da mamografia na detecção precoce e cura da doença. Vários pontos turísticos de grande importância serão coloridos de rosa, onde irão representar o Outubro Rosa. Vou aderí-lo. Estou nesta luta também...

Quem quiser partipar ou saber mais, saiba como no site: http://www.mulherconsciente.com.br/


quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Mais uns dias para a próxima...

Ontem fui a consulta com o oncologista, Dr. Márcio, que irá cuidar de mim enquanto a Dra. Patrícia não volta da licença maternidade. Já estou com saudades dela, mas gostei dele também. O exame de sangue que levei não estava muito bom para iniciar o próximo ciclo de remédios. Preciso de mais alguns dias para fazer a próxima sessão, isso quer dizer que não farei mais nesta quinta-feira. Então, terei que refazer o exame de sangue na quinta, na sexta farei outra consulta e daí marcamos a próxima quimio, que provavelmente será na quinta da semana que vem, dando um intervalo de 21 dias. O que posso fazer? Cuidar mais do meu sistema imunológico para entrar neste ciclo com gosto de gás. As reações desta nova fase parecem ser mais brandas que as de antes: cansaço, vontade de dormir, dores no corpo, como se estivesse caminhado quilômetros de distância... A propósito: meus olhos andam lacrimejando muito, ardendo, mais sensíveis à luz do sol e inchados - perguntei para o médico, que disse que são resultado da quimio também. Outra coisa: meu paladar também foi afetado e ás vezes não sinto o gosto das comidas. Tudo é resultado do tratamento. O que estiver de errado com seu físico, emocional, psicológico... pode ter certeza que é da terrível e bendita quimioterapia.

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Os altos e baixos da quimioterapia

Acho que na última postagem aqui no blog, fui meio curta e grossa. Vou começar a falar sobre a consulta com a nutricionista: posso comer de tudo, pois meu câncer não estava relacionado a hormônios (prestaram bem atenção na palavra no passado... "estava" pois agora, já estou curada!!!). É claro... é bom evitar açúcar e gordura (como sempre), para não engordar demais, já que engordamos (depende do caso) normalmente por causa dos corticóides da quimioterapia. Eu engordei 5 kilos em 15 dias. Nunca pesei tanto... ainda bem que também sou boa para emagrecer, se deixar de almoçar já emagreço 1 quilo. Sempre considerei muito importante cuidar da alimentação, mas nunca fiz muito esforço para "comer melhor" pensando na saúde, a não ser ter parado de comer carne vermelha há uns dois anos (na verdade parei mais pelo amor e respeito aos animais, a saúde veio em segundo lugar). Ainda quero parar de comer carne em geral, mas a nutricionista acha melhor eu não parar neste momento. Deixa para o ano que vem... Algumas mudanças já comecei e outras estou "quase" mudando: tomando mais sucos, comendo mais frutas, comprando mais produtos orgânicos, pães e arroz integrais, etc. A única coisa que não consigo é deixar de tomar é uma cervejinha quando me sinto bem. O máximo que posso fazer por mim mesma é trocá-la "ás vezes" pelo vinho tinto (uma taça). Ah... também, troquei o chocolate tradicional pelo amargo (mas não vou deixar de comer o outro tipo ocasionalmente). Vou fazendo o que posso. Mas essa mudança é um pouco difícil. Tudo que estamos acostumados a fazer com certa frequência, é sempre muito dificil de modificar ou de eliminar de sua vida. O hábito tem realmente força.

Mudando de assunto... esta semana faço a quinta quimioterapia. Ufa... está passando do meio do caminho. Cada vez que acaba mais uma, penso: "Está chegando ao fim, mais uma missão cumprida...", e isso me deixa feliz. Da última vez (a última vermelinha), as reações foram fortes, como a anterior. A única coisa "nova" nessas duas últimas foi um excesso de irritação que tomou conta de mim por alguns dias. Credo! Nem eu me aguentava... tudo era chato! Impressionante o que se sente... era uma coisa maior que eu, não dava para controlar. Diz a minha médica que é por causa so Zoladéx (não sei se se escreve assim), aquele remedinho que injeta no corpo para resguardar a função ovariana. Pois é, ele é o culpado da minha raiva. Ela já tinha nos prevenido quanto a este mau humor. Descobri que nesses dias é melhor eu me isolar. Por que assim não desconto em ninguém. O mundo todo fica chato. Mas tudo isso passa, e o mundo parece sorrir novamente. O bom é isso.