segunda-feira, 22 de março de 2010

Consulta e Radioterapia

Fui a uma consulta com a oncologista na quinta-feira passada, meus exames estavam ótimos, e isso foi uma ótima notícia. Mas quando eu comecei a perguntar sobre a questão da reconstrução da mama minha médica me disse que talvez eu teria que fazer radioterapia. Fiquei triste na hora, afinal achei que ia receber a liberação para a cirurgia de reconstrução definitiva. Nada disso! Minha médica acaba de chegar de um congresso internacional de oncologia cheia de novidades quentíssimas. Uma delas é que para o meu caso, para o meu tipo de câncer, pela minha idade, pelos meus 2 linfonodos sentinelas comprometidos e por outros fatores, ela queria ouvir a opinião de um radioterapeuta antes de seguir adiante. De acordo com novas pesquisas feitas com mulheres mastectomizadas radicalmente, algumas opiniões mudaram com relação à questão de fazer ou não radioterapia. Antes, no meu caso, o protocolo não exigia este tipo de tratamento. No dia seguinte fui ao encontro do Dr. Evandro, e depois de várias análises dos meus trilhões de exames feitos nos últimos meses ele chegou à conclusão de que devo fazer radioterapia. Fiquei um pouco chateada, como já disse, pelo fato de não poder fazer a reconstrução agora e só poder fazê-la daqui a 6 meses. Mas, se apareceu esta questão, justamente agora, pode ser um sinal dos céus. Agradeci a Deus, a meu anjo da guarda e aos espíritos protetores, por me mostrarem todos os caminhos. Com a radioterapia, os riscos de um câncer voltar são mais restritos. E o que queremos é sempre isso. Que ele não volte nunca mais. Hoje, fui no médico novamente, mas dessa vez para fazer uma tomografia e marcar os pontos onde serão enviados os raios - estou com três adesivos perto dos seios e tenho que ficar com eles até o fim da radio para poder marcar os pontos onde será feita a radiação diária. O lado ruim é que vou ter que sair da minha hidroginástica, mais ou menos por uns 2 meses, pois o adesivo pode sair do lugar, não posso ficar exposta ao sol durante um bom tempo, posso sentir um pigarro ou arranhão na garganta ao engolir substâncias, posso me sentir prostrada e cansada, e minha pele pode ficar escura. O lado bom é que posso correr, caminhar, fazer qualquer outro tipo de exercício que não seja na água e que, passados dois dias depois do tratamento, os sintomas começam a desaparecer. A rádio nem se compara com a quimio em termos de efeitos colaterais. Ainda bem. O pior já passou. Devo começar até segunda-feira que vem. O número de sessões diárias (cada uma mais ou menos de 20 minutos) ainda será definido pelo meu médico, que podem ser 28 ou 33. É isso aí! Vamos eliminar as células cancerígenas! Rumo à radioterapia!

16 comentários:

  1. Oi Amanda,
    Realmente, comparada a quimio a radio é mamão com açúcar. Não dói nada e é necessária para exterminar células malignas remanescentes. Eu tive câncer aos 3.8 (2001/02) Tratamento VIP: mastectomia radical, linfedectomia, reconstrução da mama, quimio, radio e hormonioterapia por 5 anos. Estou curada e o mesmo acontecerá com você, pode ter certeza! Quanto a reconstrução da mama aconselho fazer após a radio. A minha ficou com fibrose devido a exposição á radioterapia.
    Para queimaduras use bons hidratantes, intensivos, como o da Fiorucci, beba bastante líquidos, alimente-se e faça exercícios. O único problema da radio é a queda de leucócitos e a fraqueza geral que a gente tira de letra viu! Siga as prescrições médicas, tire dúvidas com seus médicos sempre e tenha fé em Deus que tudo vai passar! Pode até demorar...MAS PASSA! QUE DEUS LHE ABENÇÕE. UM ABRAÇO. MARINA DA SILVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou fazendo radioterapia e tomo tamoxifeno mais me sinto cansada é normal me responde por favor

      Desde já muito obrigada

      Excluir
    2. Estou fazendo radioterapia e tomo tamoxifeno mais me sinto cansada é normal me responde por favor

      Desde já muito obrigada

      Excluir
  2. ola
    chamo-me vanda silva e sou tua seguidora habitual.
    como tu tambem tive cancer da mama tinha 32 anos quando descobri. tive a sorte de estar no principio ,nao foi preciso fazer mastectomia. fiz uma cirugia conservadora mas devido a minha idade e por prevenção tive que fazer fazer 6 sessoes de quimo e 32 de radioterapia ,e depois de ter terminado esses tratamentos fiquei a tomar o tamoxifeno e a levar a injecção de zoladex por 5 anos que termina em outubro até agora tem corrido tudo bem .
    mas tb tive que percorrer esse caminho dificil.
    A radioterapia é muito melhor que a quimo pois nao se tem os efeitos colaterais,podes é sentir a pele um pouco queimada no sitio onde levas a radiação.
    Espero que contigo tudo corra da melhor forma.
    "força "
    bjs
    vanda silva

    ResponderExcluir
  3. Amanda!
    O cabelinho tá lindo. Combinou contigo!
    Olha, a rádio nem se compara com a quimio. De longe ela é mais "moleza"...a rádio prá mim foi uma prova de paciência e resistência, pois funciona, mais ou menos, como um emprego temporário. Batemos ponto de segunda a sexta e muitas vezes acontecem atrasos, mas em contrapartida fazemos ótimas amizades por lá, pois sempre tem uma galera esperando no mesmo horário que a gente...a gente troca figurinhas e o tempo passa mais rápido.
    As reações são nada comapradas com a quimio...no meu caso foi apenas uma espécie de queimadura na pele, mas só no final...à longo prazo a mama ficou um pouco escurecida...mas o que e isso e comparação com outras coisas, né?
    Vamos lá guria, força que tá chegando no fim do tratamento e depois é só fazer a reconstrução e ficar linda novamente.
    Felicidades.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda...

    Me chamo Flávia, sou do Rio Grande do Sul e recebi o diagnóstico de câncer de mama em novembro do ano passado...
    O que me chamou a atenção foi o fato de sermos da mesma geração, e termos muitos sonhos parecidos (especialização, casamento, maternidade, etc)... Relato que me emocionei muito ao ler seus diários, pois diversas vezes me encontrava em suas palavras...
    Semana passada realizei minha terceira quimioterapia... e é com CORAGEM e OTIMISMO que enfrento essa fase de minha vida, assim como você.
    Obrigada pelas palavras de força e incentivo!!!
    Parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  5. Márcia diz:

    Olá Amanda,sou do Paraná,passei pela rádio tbem,e é tranquilo,fiz 28 sessões para "esturricar" qualquer resquício de celulas ruis que possam ter ficado,e,creio em Deus que já estou curada!!!!!!!!
    Tive carcinoma ductal in situ,fiz quadrantectomia com colocação de expansor e,no dia 2 de fevereiro,fiz uma mastectomia preventiva na outra mama,com colocação de expansor,que foi preenchido aos poucos e logo após a Páscoa trocarei por silicones definitivos.
    Vai correr tudo bem com voce,estarei pedindo a Deus por voce em minhas orações e sairemos vencedorasssssssssss!!!!!!!
    beijinhos
    PS não tenho blog mas sempre estarei a vir aqui no teu cantinho para ver como está!
    Fique com Deus e com os anjinhos!

    ResponderExcluir
  6. "Seja forte,não como as ondas que a tudo destroem,mas como as rochas que a tudo superam!" Ellen gomes.


    Legal essa frase, né irmã? Pra mim, vc é como as rochas. Bjos! Te amo!

    J.R.

    ResponderExcluir
  7. Olá Amanda, boa noite.

    Te apanhei no blog da Denise.
    Tou acompanhando muitas guerreiras na luta do câncer da mama.
    Para que se encontrassem, criei e administro um site sobre esse tema.
    Se quiseres espreitar ou aderir como membro te mando o nome do site e o URL. O site se chama LAÇO COR DE ROSA e o site www.lacocorderosa.ning.com.

    A Denise também é membro.

    Beijinhos e muita felicidade na sua vida..

    Tenho um blog também www.jovilo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ola Amanda,sou de São Paulo,tenho 43 anos,quando descobri que estava com ca da mama estava com 41,li todos os seus relatos,fiquei impressionada,pois são parecidos com os meus...me emocionei e chorei.Fiz 26 sessões da radio e estou assustada com as queimaduras, vi suas fotos e fiquei mais tranquila,pois com o passar do tempo a pele fica bem melhor,que bom! Ainda nao tinha encontrado um blog tâo interessante para ler...Parabéns e Obrigada pelas palavras de otimismo,que Deus te Abençoe sempre...Susana

    ResponderExcluir
  9. ola meu nome é daniela minha mae esta fazendo radioterapia pois ela teve cancer de mama.O seio dela ta todo vermelho gostaria de saber o que ela pode passar na mama pórque ela nao aguenta de tanto q queima.OBRIGADA

    ResponderExcluir
  10. GOSTARIA DE SABER, APÓS A RADIO O QUE DEVEMOS FAZER PARA GANHAR RESISTENCIA. mEU MARIOD TEVE CANCER DE PROSTATA, FEZ O TRATAMENTO E AGORA APÓS PSA DE 3 EM 3 MESES ESTA COM 0.62 BAIXIMO. MAIS A RESISTENCIA FOI A 0. aQUIRIU HERPES ZOSTER E NÃO SABEMOS OQ UE DEVE TOMAR OU FAZER PARA AUMENTAR A RESISTENCIA.

    ResponderExcluir
  11. Ôi! Eu sou de Lisboa e estou a acabar a minha rádiot. mas não acho tão mole quanto vocês dizem. Se calhar porque não fiz quimio. Agora, ao fim de 30 sessões nem posso baixar o braço, a pele caíu e está brava pra valer! Mas pronto! Já está. Agora espero que cicatrize rápido com a ajuda de Biafine ou Bepanthene Plus.
    Boa Sorte pra Todo o Mundo!

    ResponderExcluir
  12. Oi Flor, boa sorte logo essa fase irá passar... Continue assim prestando essa colaboração valiosa a todos que passam por essa situação. Dessa forma todos serão fortalecidos! A radio é o sinal que vcs estão chegando mais perto da cura. Tenha paciencia e força! Deus te abençoi!!! Milena - Ceará

    ResponderExcluir
  13. oi tb fiz uma quadrectomia em setembro de 2011. terminei minha radio recentement, minha mama ainda está escura. acredito em Deus que estou curada pedido a ele força para tocar o barco da vida. bjs boa sorte a todos que tiverem que passar por esse processo. rezem pelos que irão cuidar de vcs.

    ResponderExcluir
  14. Oi..tive meu diagnóstico dia 15 de outubro, carcinona ductal invasivo. grau II, fiz minha cirurgia de quadrantectomia. dia 23 de novembro e dia 10 de dezembro minha primeira consulta com a Oncologista e fiquei sabendo que farei apenas Radioterapia..estou confiante, para enfrentar esta nova etapa..mas ansiosa..para saber como é..e se terei muitos efeitos colaterais..algumas pessoas dizem que não vou sentir nadda..mas lendo..ví que não é bem assim..mas vamo que vamo..só quero viver por muitos e muitos anos!!!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui: