quinta-feira, 15 de abril de 2010

A dor e o sofrimento

De certa forma, fiquei pouco envergonhada, mas também aliviada pelas coisas que escrevi outro dia. Estava desabafando, pois, como disse, nem tudo são flores e passamos por altos e baixos. Uma hora você se cansa e cai na real do que está te acontecendo. Há dias em que você quer sorrir, há dias em que você quer chorar... isso é normal. São muitos acontecimentos que mudam sua vida e há dias que não nos achamos preparados para lidar com eles. O que fazer? Rezar, conversar com Deus, meditar, ler bons livros, pensar sempre no lado positivo e agradecer. Foi o que fiz e o baixo-astral foi embora. E não quero mais deixá-lo tomar conta da minha cabeça. Temos sempre que seguir em frente de cabeça erguida. Afinal, tudo isso são provas da vida. Provas que nos fazem fortalecer, evoluir, crescer como espírito e ser humano. Reclamamos muitas vezes, quando estamos sentindo dor, seja ela qual for. Mas a dor nós não podemos escolher por senti-la; o sofrimento sim, este podemos escolher senti-lo. Minha mãe estava lendo sobre isso em uma revista e veio com esta frase: "A dor faz parte da vida, o sofrimento é opcional" (autor desconhecido). É a mais pura verdade. Quando nos revoltamos com a dor, quando não aceitamos, o sofrimento aumenta e tudo vai piorando. É nessa hora que devemos refletir e tentar compreender que estamos passando por isso simplesmente para amadurecermos espiritualmente. Amadurecendo e tendo atitudes positivas, evoluímos. Devemos agradecer a Deus por ter nos dado mais esta oportunidade. Porque, com a doença, podemos progredir, crescer, evoluir. Continuo aprendendo a cada dia. Agradeço a Deus pela minha vida e por tudo que eu tenho aprendido durante esta jornada. Quero continuar rezando, lendo, meditando, agradecendo, para estar sempre em contato com Deus. Estamos aqui para isso, para aprender e evoluir. Por que não fazer isso da melhor forma? Viver cada segundo com alegria e positividade é o melhor que temos a fazer a nós mesmos. Vou terminar com uma frase que li no livro "Em missão de socorro", de Vera Lúcia Marinzeck Carvalho, que me inspirou para escrever hoje: "Quando se sofre, pode-se ser tentado a revoltar-se contra este fato, isto é humano; vencer esta revolta e saber sofrer é sábio e ser derrotado por ele é lastimável".

A propósito, fiz a última expansão da mama, antes da radioterapia, na última segunda-feira e enchi 40 ml. Sofri menos dessa vez. Não deu para colocar os 600 ml que o cirurgião pretendia, pois o radioterapeuta não queria perder mais tempo. Antes a vida, do que um peito. Ficou faltando 120 ml que iremos colocar quando acabar a radio. Ontem, fiz novamente a tomografia e marquei os pontos para a radiação. Começo a radioterapia semana que vem.



"Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos".

4 comentários:

  1. Oi Amanda, é Camila, falo pelo longin da minha irmã (Fernanda).As vezes também me sinto assim, os dias são de altos e baixos. As vezes bate uma tristezinha, mas sempre tento pensar nas coisas boas que Deus tem me proporcionado com tudo isso e logo espanto ela pra bem longe. Tenho escutado alguns louvores e isso me dá força pra posseguir. Ontem fiz minha segunda QT e já estou carequinha. Sair na rua de lencinho tenho tirado de letra, mas confesso que os olhares são muitos; não me importo, sei q isso é o de menos mesmo. Deus tem me dado muitas bençãos e agradeço todos os dias a ele, simplesmente porque posso respirar, posso passear, posso namorar, enfim, posso tudo que tenho vontade de fazer. Admiro a sua coragem e a sua perseverança, que tudo dê certo pra vc e que vc seja muito feliz, um grande bj.

    Camila.

    ResponderExcluir
  2. "Cada adversidade traz consigo a semente de um benefício equivalente. Sempre que alguém supera os reveses, torna-se mental e espiritualmente mais forte." ..."O sofrimento é o intervalo entre duas felicidades."

    ResponderExcluir
  3. Oi Amanda, descobri seu blog hoje,estamos vivendo o mesmo "momento", descobri um CA em setembro de 2009, fiz mastectomia radical em setembro, 6 sessões de quimio e a última foi no dia 12 de março de 2010. Também estou com expansor e já expandi tudo (400 ml) sei a dor que você, e também sei como as pessoas nos olham quando estamos preocupadas com a reconstrução da mama, muitos nos julgam fúteis por estarmos preocupadas com isso, mas é fácil falar dar conselhos quando nós não vivemos o fato, só estamos de telespectadores. Só nós sabemos o esforço que é tentar resgatar lá do fundo do poço nossa auto-estima, assim como você tenho me apegado a "Deus" e minha família maravilhosa. Amiga admiro muito sua força e estou rezando por todas nós que estamos vivendo este mesmo momento tão especial. Fica com Deus.
    Ivani Mariano

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui: