segunda-feira, 26 de abril de 2010

Radioterapia

Hoje foi a primeira sessão de radioterapia. Não doeu. Senti um calor no seio quando estava sendo irradiada e ficou um pouquinho vermelho. Conheci algumas mulheres que também estão fazendo o tratamento, que se autodenominam "amigas do peito". Entrei para o grupo. Trocamos várias figurinhas e algumas delas me disseram que sentem dores sempre; outras, no começo do tratamento; outras, no final; e outras nem chegam a sentir dor. Depende de pessoa para pessoa e cada paciente reage de forma diferente. Além da dor local, a pele também pode ficar queimada, rósea, seca e sensível. Onde há dobras naturais, como abaixo do seio, as reações tendem a ser piores. Para tentar evitar estes sintomas, seguirei à risca o que me recomendaram: pomada três vezes ao dia (Dnativ) e compressa de chá ou flor de camomila pelo menos três vezes ao dia também (quanto mais, melhor). A pomada para proteger a pele e o chá para aliviar ou até evitar que se sinta dor durante as sessões. A camomila tem finalidade anti-inflamatória e relaxante celular. Outras recomendações: beber muita água, correr do sol e de cigarro. Mais uma etapa começou, serão 28 sessões, todos os dias, folgando apenas sábado e domingo. Estou confiante e positiva!
Começou a contagem regressiva.... 28....

11 comentários:

  1. Amanda, foi tão bom ter lido seu blog hoje. Hoje completo um mês que fiz a minha mastectomia. E esta semana começo a quimioterapia. Te desejo tudo de bom e muita força que vem de Deus.
    também fiz um blog que é:www.vencendoojogocontraocancer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda, eu começo a radio só em junho, nem sei quantas seções serão necessárias ainda. Mas já anotei suas dicas. Tenha uma boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha! A contagem é regressiva e, vc vai ver, passará rapidinho! Minha mãe já acaba na próxima semana e, melhor, não sentiu nadinha! Acho que vai acontecer o mesmo com vc, se Deus quiser! Um abraço carinhoso e que Deus te abençoe sempre! Renata (JP)

    ResponderExcluir
  4. Amanda, vc acima de tudo é um milagre maravilhoso de Deus.

    Estamos em oração todos os dias por sua recuperação.

    Que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Conheci seu blog hoje...
    E já me apeguei!
    Muito linda sua história de superação e, nossa, como você é forte mulher!

    Aguardando ansiosa sua recuperação! =)

    ResponderExcluir
  6. Amanda, fiquei muito feliz por saber quão consciente você está da maravilha divina que lhe foi confiada!
    Saibas que eu também me sinto privilegiada por estar enfrentando meu câncer TÃO BEM, pois dessa forma, permito que seja manifestada em mim, a grande misericórdia de Deus, pois ELE sabe que sou forte o suficiente para superar, demonstrando a todos, SUA grandiosa força.
    Saibas, também, que DEUS,nem sempre tira do caminho as pedras que perturbam nossa trajetória, e sim, deseja que elas se tornem tijolos para desenvolver em nós, uma existência elevada.
    Essa existência, deve ser alicerçada, sempre, nos pilares do amor, tolerância, humildade, paciência, singeleza, afeto, preocupação mútua, enfim,de tudo aquilo de que nossa essência se compõe.
    Então,vamos lá, enfrentar nossa maravilhosa vida, com ousadia e dignidade, usando as "pedras" para lapidar nossa alma.
    Olha como somos privilegiadas!
    Quantas pessoas até no fim de suas vidas não conseguiram "enxergar" e "aproveitar" as pedras que foram encontradas em suas vidas?
    Nos vemos amanhã na rádio.
    Bjos
    Eliane

    ResponderExcluir
  7. Prezada Amanda;

    A melhor forma de lutar é conhecer as regras do jogo e conhecer muito bem o seu adversário.

    Seja feliz nos seus sonhos.

    Muito obrigado por divulgar o hemo-blog.

    Saúde

    Dr. Marcelo Bellesso

    ResponderExcluir
  8. Amanda, como é gostoso quando recebo um recadinho seu, fico feliz em saber que o blog me aproximou de alguém com que posso trocar experiência e sobre tudo trocar força. Estou na torcida para que você tenha o mínimo de reações durante a radio. Tenho muita fé que Deus nos ajudará em todos os momentos e nos fará crescer.
    Conte comigo e com a minha torcida. Estarei sempre pedindo a Deus que lhe abençoe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ah, quando possível deixe um recado me contado como tem passado nesses dias do tratamento.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. AMANDA;

    POR FAVOR, ESCLAREÇA-ME ALGUNS DETALHES QUE NÃO ENTENDO:
    TENHO UMA AMIGA QUE ESTÁ COM CANCER NO SEIO E FORAM LOCALIZADOS PONTINHOS NA COLUNA E NO CÉREBRO. AGORA ELA ESTÁ QUASE SEM FALAR E SEM ANDAR...QUAL A GRAVIDADE DESSA SITUAÇÃO???? O QUE ESTÁ ACONTECENDO REALMENTE PORQUE A FAMÍLIA NÃO FALA QUASE DO ASSUNTO E SÓ DIZ QUE ELA ESTA MELHORANDO!!!!

    TORÇO PELA SUA RECUPERAÇÃO E DA MINHA AMIGA TAMBÉM!!!

    ResponderExcluir
  11. Oi, amiga do peito, td bem com vc?
    Estou na minha 13ªsessão de quimioterapia, tb já passei pela radioterapia.
    Sempre procuramos alguem que tb passe ou já passou pelo mesma trajetória.
    Somos batalhadoras e vitoriosas, fique com Deus.
    Bjs.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui: