sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Minha cachorrinha Tucha

2013.... Mas um ano chega, graças a Deus! Porém, o meu não começou tão bem, pois desde o fim do ano passado vinha passando por momentos delicados, mas só que dessa vez com a minha cachorrinha, Tucha. O corpinho da minha princesinha não resistiu aos efeitos dessa doença terrível e parou de funcionar no último domingo. Ela viveu 14 anos, estava idosa e teve uma parada cardiorrespiratória devido a problemas relacionados ao câncer, que começou na mama e depois partiu para um mastocitoma na pata posterior. Ela chegou a fazer uma cirurgia em julho do ano passado e vinha ultimamente fazendo sessões de quimioterapia. Ao todo foram três. As sessões eram para diminuir o tumor, para depois analisar a possibilidade de uma outra cirurgia. Quando iniciou todo esse processo de doença com minha Tuchinha, fiquei muito triste. Não queria vê-la sendo consumida por uma doença desse gênero e queria fazer o que fosse possível para dar qualidade de vida para ela, sem sofrimento. Ainda não sei se fiz certo ou errado, mas se errei foi tentando acertar. As químios nos caninos são menos ofensivas do que nos humanos. Os efeitos colaterais são mínimos e dependem de raça para a raça. Nós suportamos doses muito mais concentradas e fortes. Para eles o objetivo sempre é a qualidade de vida, pois a cura muitas vezes é difícil. Mas sou daquelas que acredito que todo esforço pelos nossos bichinhos são necessários. Sou protetora assumida e faço o que for para vê-los bem e felizes. Pois, esses bichinhos, que são considerados “irracionais” e agem melhor do que muita gente por aí, somente nos oferecem carinho, lealdade, amizade, alegria, companheirismo e amor incondicionalmente. Sou do tipo que não consegue viver sem um bichinho por perto e a alegria que eles nos proporcionam durante suas curtas vidas, compensam toda dor que sentimos quando estes partem, que é inevitável. Estou em uma tristeza só, pois cada canto da casa que vejo, todo episódio da minha vida que eu lembro nesses últimos 14 anos, ela estava presente, sempre ao meu lado. Estou encontrando forças para superar essa perda, no meu outro filhotito, o Zion, que parece sentir minha tristeza e toda hora vem querer brincar ou apenas me dar um consolo por meio de uma lambida no meio da cara...




Só tenho a agradecer todos os momentos que passamos juntas. Obrigada, minha Tuchinha! Obrigada por todo amor incondicional!!!! Te amo, minha linda, para sempre!!!!! Vc seguirá no meu coração!!!! Espero sim... que um dia possa eu encontrar vc e todos os outros seus irmãozinhos que já se foram...

18 comentários:

  1. Sabe Amandinha, eu também sou cachorreira de plantão, vc pode ver pelo meu blog, foram várias postagens falando dos meus, ou de minha luta por eles.
    Mas quando chega a hora, e um bem próximo a mim, se vai, eu penso da seguinte forma.
    Fiz a diferença.
    No seu caso foram 14 anos que vc fez a diferença na vida da Tuchinha e isso não tem preço.
    Existiu amor, 14 anos de amor.
    Fique bem.
    Outros mais estão esperando também por esse amor.
    Beijos
    Wilma
    www.cancerdemamamulherdepeito@blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,linda! Ela foi muito feliz! Realmente foram 14 de muito amor. E pretendo dar um pouco desse amor ainda para vários outros bichinhos ao longo da minha vida, para que eles possam ter a chance de serem felizes ao máximo... se Deus quiser.... beijos! Obrigada, pelo carinho!

      Excluir
  2. Que triste amiga!! Sou doente por cachorros tbm e a minha cachorrinha tbm se chama Tuxa....... Que ela vá com Deus e tenho certeza que vc fez a coisa certa..... Beijinhossss

    ResponderExcluir
  3. Quando as minhas cachorras morreram eu recebi do veterinário uma carta dizendo que os animais sobem para o céu e lá longe das dores e das doenças aguardam pacientemente nossa chegada, e isso de uma certa forma me acalmou...a dor da saudade nunca passa, com o tempo ela ameniza, até hoje sinto demais a falta delas, depois de um tempo peguei a Nina minha filhota que está conosco a 2 anos e é a alegria pra enfrentar os momentos difíceis. Quando se sentir preparada volte a ter novos filhotes, fará bem também para o Zion...
    Força!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo carinho, "O Sol do amanhã"! Também gosto de imaginar que eles estarão lá nos esperando.... e espero mesmo que seja assim... Quero um dia ver todos meus lindinhos novamente! Que assim seja! E com certeza daqui um tempo adotarei algum novo membro para nossa família. O Zion vai adorar... bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite,
      Sou repórter da revista digital Na prática e estou escrevendo uma reportagem especial sobre a vida das pessoas após o câncer de mama. Pesquisando sobre o assunto na internet, encontrei seu blog e achei sua história muito interessante. Na matéria, vou abordar questões como o processo do tratamento (mastectomia, reconstrução mamária, etc), os medos diante da situação, o recomeço após o câncer. Gostaria de saber se você poderia me conceder uma entrevista. Aguardo retorno, e desde já agradeço.
      Viviane - vivi.tporto@hotmail.com

      Excluir
  5. Gente, vai uma dica ai pra quem tem medo de fazer mamografia por causa da dor! http://publivida.org.br/prevencao/entrevista-mamografia-doi-mas-e-possivel-diminuir-o-desconforto/

    espero que ajude :)

    ResponderExcluir
  6. Tbém estou passando por um câncer no seio, estágio inicial, fiz a cirurgia e agora estou fazendo quimio, fiz uma das seis que preciso fazer, tudo sobre controle. No entanto,ha mais ou menos 20 dias perdi minha cachorrinha pintier (não sei se sé assim que escreve rs..rs..) neste momento onde mais precisaria dela, era minha companheirinha, foi tudo muito rápido, para mim é como eu estivesse de luto, mas acredito que Deus tinha um próposito para tirar ela de mim, assim como a sua.
    Abraços
    Claudia Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Cláudia! Acredito também que tudo na vida tem um propósito... fica um vazio... mas ela estará em seu coração lhe dando forças para continuar essa luta e um dia, bem distante, bem velhinha, espero que vc possa reencontrá-la, assim como eu quero encontrar minha Tucha.bjos!

      Excluir
  7. Como ex-doente oncológica e porque acredito que o humor é uma ferramenta como a quimioterapia, criei o Projeto Cancro com Humor. Em blogue, em página e em palestra, convido-vos a verem o video da minha segunda apresentação!

    http://www.youtube.com/watch?v=eNd7P_4VDPI

    ResponderExcluir
  8. Boa noite,
    Sou repórter da revista digital Na prática e estou escrevendo uma reportagem especial sobre a vida das pessoas após o câncer de mama. Pesquisando sobre o assunto na internet, encontrei seu blog e achei sua história muito interessante. Na matéria, vou abordar questões como o processo do tratamento (mastectomia, reconstrução mamária, etc), os medos diante da situação, o recomeço após o câncer. Gostaria de saber se você poderia me conceder uma entrevista. Aguardo retorno, e desde já agradeço.
    Viviane - vivi.tporto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Passando para deixar um abraço cheio de luz...,
    http://perfumeedesejo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Pessoa bonita! Hoje só passando para deixar um carinho
    com frescor de primavera no teu coração.
    ABRAÇOS ILUMINADOS...

    ResponderExcluir
  11. ola amanda tudo bem? to sempre acompamhado o seu blog eu tb estou passando pelo mesmo tenho 32 anos já fiz a cirurgia 4 sessões e quimio e agora farei 28 sessões de radio mandei noticias como vc esta hoje? bjs

    ResponderExcluir
  12. Convite para o I Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas em Redes Sociais da Saúde.
    Data: 08/06/2013 das 09 às 17 hs em São Paulo/SP
    Inscrições Gratuitas "limitadas" www.blogueirosdasaude.org.br

    Porque Blogs e Fan Pages são coisas sérias!! Venham compartilhar deste momento e juntos aprendermos o melhor caminho para construção de politicas públicas em saúde em nosso país!

    Aguardamos sua inscrição!!
    Nosso e-mail webmaster@blogueirosdasaude.org.br

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui: