domingo, 30 de janeiro de 2011

Punção, cabelo e sobrancelhas.

2011, ano novo, vida nova, peito novo (se Deus quiser, logo, logo....), muitas expectativas, positividade, casamento à vista, cabelo crescendo, corpo normal (consegui emagrecer os 10 kg.... uhuuuuuu!!!!!! Depois de um ano....), feliz da vida e cheeeeeeeeeia de viiiidaaaaaaa!!!!!! Deu pra perceber como começou o ano. Realmente estou muito ansiosa pelo que vem pela frente. Tudo bem que esses dias levei um sustinho, leve, mas quem passou por um câncer seeeempre vai ficar apreensiva com qualquer suspeita. Acontece que nessas últimas semanas fui ao mastologista, que era o único médico que eu não havia ido ainda, e ele me pediu mamografia e ecografia, exames que eu não havia feito, pois acreditei (e assim fui orientada) que a ressonância das mamas (e demais exames) eram suficientes para detectar qualquer malignidade suspeita. Não é bem assim. Além da ressonância (e de vários outos exames...), a mamografia e a ecografia das mamas são os exames principais e não devem deixar de ser realizados, pois muitas vezes o que um vê, o outro pode não ver. Por isso, como disse meu médico, todos são necessários ou, quanto mais verificado, melhor. Concordo plenamente. Bom, sem mais enrolação, aconteceu que foi detectado um nódulo no seio esquerdo, esquecido lá nas primeiras ecografias, a primeira vez que foi visto. Andou sumido nos outros exames e resolveu aparecer novamente. Tive que fazer uma punção, exame simples guiado por ultrassonografia, em que é introduzida uma agulha fina para recolher amostras do nódulo suspeito. Incomoda um pouquinho, mas comparado ao que já passei foi fichinha. Graças a Deus, benigno! Era a única palavra que eu queria ouvir da boca do meu médico. Agora é só acompanhar: daqui a seis meses outra mamografia e outra ecografia. Os outros exames de rotina serão feitos em março. E assim vai, exames, exames, exames. Confesso que no fundo senti um medinho de acontecer tudo de novo. Não quis contar para ninguém para não dar ênfase. Ufa! Não foi nada! Mas cada resultado é uma conquista. Agradeço a Deus e continuo minha jornada. Em busca da felicidade e da vidaaaaa!

Abaixo uma fotinha só pra mostrar o cabelinho, está de escovinha, pois na verdade ele está todo onduladinho (é... está crescendo diferente, mais ondulado, mas acho que, quando pesar e crescer mais, muda), estou achando diferente e adorando ver as mudanças. É claro que essa fase, em que os fios ainda não cresceram muito, é difícil, tem que domar a cabeleira com faixas, lenços, florzinhas, diademas, etc. Depois posto mais uma foto com ele natural:


Queria iniciar uma discussão sobre as sobrancelhas.... Alguém reparou como as minhas estão ralinhas? Pois é. Não cresceram como antes. Estão falhas. Não sei o que faço para que elas voltem ao normal. Estou reforçando com lápis 6B (Faber-Castell), disfarça um pouco. Mas não estou feliz com elas. Preciso de dicas....
No mais, quero agradecer a todas minhas queridas e meus queridos seguidores (110! Valeu, galera! Sejam bem-vindos e sintam-se à vontade sempre!) e principalmente a minhas lindas companheiras de blog pelos recadinhos e carinhos. Um beijo enorme no coração de cada uma (um).

30 comentários:

  1. OLÁ!!!!!!!!!!!!
    QUE LINDA VOCÊ ESTÁ!
    É MUITO BOM VER VOCÊ ASSIM E SABER QUE CONSEGUI EMAGRECER, PORQUE EU ENGORDEI 12K ISSO ME DEIXA MUITO NERVOSA FORA TUDO O RESTO QUE ACONTECE.
    VOU FAZER A MASTECTOMIA MÊS QUE VEM TERMINO A QUIMIO DIA 1° DE MARÇO E EM SEGUIDA A CIRURGIA.
    MAS É MUITO BOM VER PESSSOAS QUE VENCERAM ESSA DOENÇA, FAZ UM BEM ENORME PRA GENTE. FIQUE COM DEUS, BJS.

    ResponderExcluir
  2. Olá Amanda!
    Chamo-me Sónia e sou de Portugal. Em Dezembro de 2009 foi-me diagnosticado cancro de mama. Fiz 6 ciclos de quimio (que terminaram em Maio de 2010), mastectomia com colocação de expansor e 25 sessões de rádio. Estou a aguardar a reconstrução. Quanto a pestanas e sobrancelhas perdi todas, não ficou nem uma para contar historia, hoje passados 8 meses da quimio mal se notam, estão a crescer muito timidamente. Para disfarçar utilizo sombra de olhos aplicada com o pincel brow.sourcil nº10 da Sephora, utilizo tb um gel da Talika para estimular o crescimento das sobrancelhas, mas sinceramente acho que não resulta muito. Já marquei consulta com o dermatologista para ver o que me aconselha para as pestanas e sobrancelhas.
    Acho que estás linda.
    Bj e tudo de bom.
    Sónia

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de dizer que fui diagnosticada com 31 anos.
    Bj.
    Sónia

    ResponderExcluir
  4. Oiiiiii Amanda,
    Você está muiiiito linda! Bom saber que vez ou outra vc deixará mensagens no blog. Isto é super importante, saber que vc está CURADA E LINDONA dá forças para outras pessoas a seguir adiante com o tratamento. Olha perdi da sobrancelha até pelinhos do pé! Nasceram todos novamente, mas não lembro quanto tempo depois (estava ocupadíssima colocando a diversão em dia: curtir família, adorar minha filha, viajar, estudar, namorar,etc). O que fiz foi disfarçar com lápis delineador para olhos: Maybelline Expert eyes-04 cobre, também usei lápis delineador de olhos da Avon.
    Vá se virando com lápis, use franja para disfarçar e daqui a pouco as sobranças voltam ao que eram antes. Vou escrever um post e colocar fotos para vc ver ok? Tudo de bom. beijos. Marina.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei tão feliz de ver você bem e de volta. Com relaçao as sobrancelha reparou que elas foram as últimas a cair e mesmo assim lentamente ? Penso que o inverso tbm é verdadeiro, chegam os cabelos e daqui a pouco prenche as sobrancelhas.De qualquer forma vc esta lindona!!!!!!Graças a Deus.

    ResponderExcluir
  6. Amanda
    To tão feliz em te ver bem e saudável. Sinto falta de vc. Quanto aos cabelos..... os meus eram lisos e cresceram enrolados, não gostei nem um pouco...rs... as sobrancelhas tb ficaram ralas. Eu fiz cirurgia, pois quebrei o tornozelo, mas isso tb vai passar. O bom de tudo é que vc está bem e que todas nós vamos vencer essa batalha! Obrigada pelo carinho em meu blog! Fica com Deus e tudo de bom! Bjssssss

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Márcia e gostaria de dizer q encontrei seu blog por acaso e acabei me envolvendo muito com a sua história,já a coloquei em minhas orações e fiquei muito feliz com o seu novo post.
    Vc está linda e continue seguindo em frente.

    ResponderExcluir
  8. Querida...até parece que você estava adivinhando! Postei um textinho hoje. Espero que goste. bjo grande. Fernanda

    ResponderExcluir
  9. Oi Amanda
    Não sei se vc se lembra de mim, deixei um recado há algum tempo, logo que descobri o câncer.
    Fico feliz de saber que sua vida está voltando ao normal e que você foi a vencedora dessa luta!
    Você está linda!
    Depois dá uma olhada no meu blog: anapaulatmelo.blogspot.com.br
    bjs e que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  10. Amanda,
    Sou sua fãnzoca desde que acessei seu blog pela primeira vez, no dia 04/12/10 (e o devorei durante aquele final de semana).
    Fazia uma pesquisa de imagens sobre radioterapia e te descobri no "São Google".
    Estava no começo dos meus textos pra um blog q queria criar, coincidentemente, muito parecido com o seu, no estilo leve de escrever e
    em vivência de um câncer de mama (descobri em novembro e em alguns dias encaro a quadrantectomia, antes da rádio).
    * Acredite, já tenho vários textos e o blog ainda não foi criado...
    Agora, leia isso. Sou de Sampa e estou em Brasília há uns 3 anos. Na segunda-feira seguinte à minha "descoberta da Amanda", cheguei empolgada no trabalho, dizendo que tinha uma nova "amiga" virtual q, sem saber, tinha me ajudado muito no final de semana.
    Fui falando da sua experiência, do seu caso (sem mencionar seu nome)e uma amiga, Helena, disse q conhecia uma pessoa com um caso bem parecido, aliás, era prima de uma amissíssima dela, madrinha da filha dela. Enfim, minha amiga é "comadre" da sua prima Inessa, com quem já conversei sobre a coincidência. Ela conhece quase toda a sua família - e vc, claro.
    Então, já me considero sua amiga, ok, baby? Agora, precisamos tricotar ao vido e em cores.
    Qdo estiver de "recesso" forçado, coloco o blog no ar.
    Bjs e parabéns por mais essa etapa! Vc tá com uma carinha ótima!
    Meg

    ResponderExcluir
  11. Amanda você é um colirio para meus olhos!!Vê-la assim deixou meu dia mais feliz!!!Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá minha linda!!
    Feliz pelas boas novas...
    Há que continuar nesta caminhada com mt força e coragem...
    Passe por favor no meu blog e pegue o selinho para você!!
    Muitos beijinhos e um lindo dia

    ResponderExcluir
  13. Oi Amanda:

    São seu blog é lindo, reflexo da sua beleza e encanto!!! Você é 10!!! Sou de Vila Velha/ES, e a dez anos travo uma batalha sem tréguas contra o mesmo inimigo com o qual vc vem lutando! Somos irmãs de luta!!! Se quiser e puder, será um prazer receber a sua visita no meu blog... temos muito em comum!!! Beijos querida! Sucesso!!!

    ResponderExcluir
  14. Amandinha,
    Fiquei muito feliz por saber que vc tá ótima. Adorei seu cabelo!!!! Como estão todos na sua casa? Morro de saudades de vcs. Bjs, Rafaela

    ResponderExcluir
  15. No Boticário tem um produto específico para sobrancelhas. Eu usei durante a quimio... Fica bem natural! Bizussssssssssssss

    ResponderExcluir
  16. Oi Amanda, me chamo Aline e gostei muito do seu blog e seguirei vc. Minha mãe vem passando por essa situação também. Foi diagnósticado o câncer de mama em 30/09/10. Ela começou a primeira Quimio no dia 01/12 e de lá para cá já fez 4 aplicações (com intervalos de 15 dias). Fez nobos exames agora e o médico informou que os tumores já diminuíram bastante com as aplicações de quimio e disse que ela fará novas aplicações com intervalos de 8 dias. Vc também passou por esse momento? Quimio em intervalos de 15 e 8 dias? Ela ainda não confirmação de data da cirurgia.

    ResponderExcluir
  17. ola descobri seu blog em uma pesquisa sobre cancer de mama, e confesso q me encantei, vc esta de parabens. e Vc é muito linda quanto a sombrancelhas dê uma tempo q elas voltarâo a serem como antes pode ter certeza, va disfaçando com lapis!!!
    Minha mãe foi diagnosticada com Cancer de mama, a mais ou menos 6 meses, e hj faz quimioterapia, agora falta um mes pra acabar o tratamento, é muito dificil, e eu confeço q até hj não me recuperei da descoberta, mais to tentando levar. se puder visite http://encarandoocancerdemama.blogspot.com/
    e parabéns pela sua força

    ResponderExcluir
  18. AMANDA, MINHA QUERIDA, VOCÊ ESTÁ LINDA , MEU AMOR.
    UM GRANDE BEIJO DA TIA SITA.
    SAUDADES ENORMES....

    ResponderExcluir
  19. Olá Amanda, descobri seu blog fazendo uma pesquisa sobre os efeitos da quimio e sobre queda de cabelos e confesso que fiquei impressionada pela sua coragem. Comecei a ler e não parei até terminar tudinho e olha que agora já passa das 3 hs da manhã. Descobri que tinha cancêr no dia 26/12/2010, por causa de uma infecção urinária (nada haver né)e estou deveras assustada (vou fazer mastectomia total da mama direita em 23/02/2011)e os seus relatos, apesar dos altos e baixos, me leva a acreditar que existe uma luz no fim do túnel e que está luz é a vida normal novamente. Continue a atualizar seu blog, pois assim também poderei saber tudo que me espera e como superar cada fase. Continue firme e forte. Abraço. Silvia.

    ResponderExcluir
  20. olha amei ler sua palavras de otimismo ,é bom saber que há sempre esperança basta ter coragem . peso a deus que lhe abençoe pois suas palavras me trouxe animo . estou com muito medo pois tenho que fazer uma punção na semana .

    ResponderExcluir
  21. Vc esta linda,e sua alegria é minha tbém!
    Eu ainda careca..esperando ansiosa pelos cabelos e portudo de bom!
    beijo

    ResponderExcluir
  22. Olá Amanda!
    Como disse num comentário anterior marquei consulta na dermatologista para ver o que me aconselhava, entre outras coisas, para as sobrancelhas. Hoje fui à tal consulta e ela me receitou um creme chamado ELIDEL para colocar de manha e à noite durante 3 meses.
    Bjs.
    Sónia

    ResponderExcluir
  23. OI minha queridaaaaaaaaa........ Ainda bem que foi um sonho e não um pesadelo..... hehehehehhehehehe
    Muito obrigada pela forçaaa.... Graças a Deus o pior já passou e o melhor: a biópsia deu negativa... :) Ai que alegriaa!!!
    Beijos querida, fique com Deus e obrigada por tudo!!!

    ResponderExcluir
  24. ola amanda!Meu nome e jaqueline tenho 31 e me identifiquei com sua historia.Hoje saiu o resultado de minha biopsia,estou com cancer na mama direita e vou ter que fazer quimio pois os medicos acham que o meu cancer e agrecivo.Descobri o nodulo ainda quando amamentava meu filho em novembro do ano passado de la pra ca foi so angustia ate saber exatamente o que tinha.Fico feliz de ver vc feliz e com cabelo,eu vou perder o meu que sempre foi comprido vai ser dificel me aceitar sem cabelo.bjos

    ResponderExcluir
  25. Oii
    tenho 20anos
    Eu era mto vaidosa,amava me ver no espelho,alisava o cabelo..gostava mto de usar roupas curtas e justinhas..POREM com o cancer não pude mais usa-las,devido o tumor estar localizado atras do intestino nao podia evacuar,entao ele fizeram uma colostomia!!
    A partir dai percebi ia ficar diferente..
    A realidade só veio a tona quando sai do hospital,pq percebi q tinha pessoas q me olhavam estranho,com preconceito.
    Após minha primeira quimioterapia meu cabelo começou a cair..eu chorei..parecia uma parte de mim indo embora..ai foi caindo caindo..e hj estou quase toda careca,não tive coragem de raspar!!
    Não saio mais de casa, nem no portão..só quando vou fazer quimioterapia..
    Ta sendo dificil pra mim,pq eu sempre fui agitada,trabalhava,estudava enfermagem,tava tirando minha habilitaçao..
    Mais tenho uma certeza de q EU VOU SAIR DESSA!!
    Me sinto um poko aliviada em poder contar minha historia um poko..
    escrevo essas palavras aki chorando,não ta sendo facil pra mim!!
    agora q eu vi, q aki é pra cancer de mama né..
    disculpa Amanda,eu queria desabafar um poko,mto obrigadu pelo espaço.

    ResponderExcluir
  26. olá amiga gostaria muito de doar meus cabelos pra fazer peruca pra quem naõ tem oprque perdeu por causa do cancer .ele e muito grande mais naõ sei onde . me ajude

    ResponderExcluir
  27. Oi
    Tambem estou fazendo tratamento contra o cancer de mama, estou na fase da radioteraia e suspeito que minhas sombracelhas tambem vao ficar falhadas, entao ja decidi por fazer uma tatuagem tipo sombracelha definitiva. Pesquisa um bom profissional e vai fundo garota!

    ResponderExcluir
  28. Oi Amanda, fico feliz de ver você bem, com coragem e o principal sorrindo.
    Vi em um catálogo de cosméticos (Biodany) óleo de mamona para sobrancelhas, lá fala que estimula o crescimento da sobrancelha, fortalecendo os fios. Não sei o resultado!
    Porém como é um produto derivado natural, não custa experimentar.
    Que Deus lhe abençõe e que você seja muito feliz!
    Vanessa.
    Obs.: Descobri sua página por acaso pesquisando sobre o câncer de mama, pois há uma suspeita na minha irmã.

    ResponderExcluir
  29. Oi, Amanda! Parabéns por estar tão bem! Tenho uma dúvida, quanto tempo demorou para seu cabelo ficar neste estágio?

    ResponderExcluir
  30. Existe nas casas de cosmétícos uma Hena para sobrancelhas. Voce usa e alem de escurecer os pelos pinta um pouco a pele. É uma maravilha. Cobre cabelos brancos também. Bjo

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui: