terça-feira, 20 de outubro de 2009

Espero que acabe logo...

Nossa... espero mesmo que isso tudo acabe logo. Desde domingo ando sentindo o mesmo sono, cansaço, formigamento.... mas também apareceu uma dor no corpo, que especialmente hoje está demais, principalmente nos quadris e na região lombar. Disse há cinco dias que os efeitos estão melhores que antes, mas não usei as palavras certas. Na verdade estão menos piores que antes. Ou não. Sei lá. A essas alturas não sei o que é melhor ou pior, só sei que está tudo péssimo novamente. Antes de passar pela quimioterapia, achei que tudo poderia ser levado tranquilamente. Várias colegas me disseram: -"Tem dias que você vai rir, outros vai chorar..." - quando falavam isso, pensava: "sérá que vou chorar? que nada... sei que consigo levar tudo numa boa...". Pois é, este momento chega, o momento de chorar. Como chegou várias vezes durante a quimioterapia. Agora mesmo, só dá vontade de chorar... O único conselho que dou: se permitam... se permitam chorar, espernear, enfurecer... vai passar... Aos parentes e amigos: tenham calma... pois os dias ruins são realmente ruins, e se não puderem ajudar, que fiquem longe. Não tenho vontade nem força para falar com as pessoas às vezes... passo longe do telefone e de qualquer tipo de conversa que me desagrade. Neste momento, é melhor ficar quieta, sem estresse e sem perturbações. Nessas horas, quando bate o sono é melhor, pois passa mais rápido.
Palavras de mamãe...
A Amanda, minha filhotinha amada, me pediu hoje pela manhã que lesse o que tinha escrito no blog e se ela deveria colocar tudo o que havia escrito. Não pude conter minhas lágrimas... também senti vontade de chorar. Eu estava no trabalho e o meu celular estava na minha sala e andando pela escola não o ouvi tocar quando ela queria que eu ligasse para a médica e encontrasse algo que aliviasse sua agonia. Eu não a ouvi... Ao chegar em casa, tentei ajudá-la com medicamentos, bolsa com água quente, não sabia mais o que fazer. O Doba (o papai amoroso dela) não foi trabalhar e ficou com ela graças a Deus! Também agradeço a Deus pelo Fábio estar sempre do lado dela. Conto isto porque saio de casa às 14h e volto somente por volta das 23h. Não poder atendê-la me machucou. Mas o que me deixou comovida ainda mais ao ler o blog foi sua preocupação em estar dizendo algo que pudesse magoar alguém ao dizer o que estava sentindo. Jamais ela deveria se preocupar com isso. Nós, sua família, temos o dever de compreender este momento e ajudar sempre para que tudo isto passe logo, amenizando da forma que puder estes seus momentos difíceis. Disse-lhe que não deveria tirar nenhuma vírgula e que todos estaríamos crescendo observando sua tamanha dignidade e força nestes momentos de sua vida. Cada dia que passa a admiro mais. Te amo muito, minha eterna filhinha.
Edna Mara

6 comentários:

  1. Pode gritar quando precisar que estaremos aqui pra te ajudar a enfrentar esses momentos desagradáveis.
    Eu tive Cancer de mama, fui operada em março, fiz quimioterapia e estou bem, gostaria de deixar uma opinião pessoal.
    Tenho enfrentado tudo com tranquilidade, sem dor, sem enjôo etc e acho que o que muito me ajudou foi o tratametno hortomolecular que comecei a fazer quando soube do cancer.
    Tenha força amiga, tenha coragem, vai apssar isso é certo.
    Abraços

    Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda!
    Sei bem o que é passar por todos esses problemas relacionados à quimio...ninguém merece. Mas vou te dizer uma coisa que tu já deve ter ouvido uma dezena de vezes: passa...tudo passa e daqui há algum tempo ainda vais dar algumas risadas quando lembrar dessa etapa. Certamente sairás desse pedaço da tua vida muito mais bonita e radiante, por dentro e por fora.
    Sou lá da comu do orkut e vi teu post. Já tô te seguindo. Na verdade também sou blogueira. No início escrevia sobre a doença e os impactos que ela nos causa. Hoje, depois de quase dois anos, escrevo sobre qualquer coisa, sempre com bom humor e um pouco de pimenta.
    Se quiser dar uma espiadinha entra aí:
    http://pensoinsisto.blogspot.com
    bjs e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Prima amada, estaremos sempre aqui ao seu lado, pro que der e vier!!!
    Não se sinta culpada por preferir ficar sozinha em determinados momentos, apenas com o seu Xuxu, seus pais e seus irmãos.
    É claro que se pudéssemos ficaríamos sempre ao seu lado, mas todos tem os seus momentos de reclusão e seus amigos e nós, sua família, sabemos entender isso.
    Portanto, tenha o tempo que precisar, que julgar necessário, sabendo que estaremos sempre aqui, como disse lá em cima, pro que der e vier!!!
    Ja já acaba, prima, tenha força e muita fé!!!
    Estamos orando, sempre!!!
    Sua prima que tanto de ama, Inessa.

    ResponderExcluir
  4. Oi Amanda!
    É impressionante, lendo o que tu escreve, me dá vontade de copiar e colar no meu blog! Nossos sintomas estão quase que idênticos!
    Cansa né.... mas vai acabar logo, tu vai ver....tá terminando, no final do ano estamos livres disso NÓS DUAS...por enquanto é ter paciência né...e força!
    beijos amiga, te cuida e força...muita força!!!

    ResponderExcluir
  5. Prima amada,
    Faz tempo que não posto aqui. Mas quero que vc saiba que minhas orações estão sempre voltadas pra vc. Vc é muito especial e tenho muito orgulho de ter vc como prima, de fazer parte da sua vida.
    Te amo!! E queria novamente que vc soubesse que me deixou muito mais feliz com a sua presença no meu casamento.
    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Amanda!
    Também tenho CA de mama...descobri dia 21/05.
    Estou fazendo amanhã a penultima quimio!
    Fiz 4 vermelhinhas e agora vou pra terceira branca. Minha medicação da branca é diferente da sua, faço com docetaxel, pois minha quimio é para reduzir meu nódulo que tinha 3 cm e agora tem só 0,5.
    Farei dia 16/11 a nipple sparing mastectomy bilateral e colocarei expansores, para depois substituir com a protese de silicone. Optei por isso pois meu CA é triplo negativo e depois das quimios e cirurgia não terei medicação.
    Meus efeitos são parecidos com os seus, mas duram 3 ou 4 dias. Estou conseguindo trabalhar, felizmente, pois assim passa mais rápido.
    Não é fácil, só quem passa por quimioterapia pode avaliar o que passamos.
    Mas depois que passar ,ficarão só as coisas boas e as grandes lições pra VIDA!!
    Sucesso no seu tratamento!
    Parabéns pelo blog!!
    Estou contigo!
    Bj
    Aninha

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui: