sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Rumo ao fim da reconstrução mamária


Depois de alguns meses, cá estou eu de volta.... Graças a Deus tudo continua nos conformes e espero continuar assim. Fiz exames de controle nos últimos meses e está tudo OK. Consultei-me novamente com minha oncologista e depois com meu mastologista. Refiz vários exames, inclusive a mamografia, que depois de colocar as próteses achei que não a faria mais. Pois é, estava enganada. Aliás, a mama mastectomizada também deve ser mamografada, a fim de pode detectar “coisas” que os outros exames, como ecografia e ressonância não mostram. De acordo com meu médico, na maioria das vezes restam vestígios de tecidos mamários e a mama nunca é 100% removida. Por isso, a prevenção nas duas mamas deve continuar sempre. Todo cuidado é pouco. Inclusive, ele me deixou até um pouco com medo e lembrou que meu CA era bastante agressivo e que três anos passados sem reincidências representava muito, afinal, nesse período de tempo as chances de recidivas são maiores. Fiquei apreensiva, mas muito feliz! Melhor ainda é passar dos cinco anos, período no qual as chances de sobrevida aumentam muito mais.

Riscos à parte, a vida continua... E a novela da reconstrução definitiva da mama também. Estou me preparando para fazer outro procedimento em relação à reconstrução do mamilo. A princípio seria um procedimento cirúrgico simples, do qual retirar-se uma pequena quantidade de gordura da região lateral do abdômen e faz-se um enxerto na mama para reconstruir o mamilo. Esta técnica é um pouco diferente. Pesquisei na internet, mas não encontrei muitas repostas sobre ela. Pedi ao meu médico que me mostrasse alguns exemplos antes de fazer o procedimento. A primeira ideia seria a de colocar uma pequena bolinha de silicone por baixo da pele, mas ele ficou com medo de não “pegar”. Os outros tipos mais comuns de reconstrução do mamilo são o enxerto de tecido do mamilo do lado bom ou utilização da própria pele do local onde será reconstruído. Estou um pouco apreensiva como sempre. Todo novo procedimento é sempre um desconhecido. Mas confio no meu médico e sei que ele fará o que for possível para ficar legal. Na verdade, sempre ficamos apreensivas com todos esses novos procedimentos, mas temos que arriscar, pois nem sempre o que é bom para uma é bom para outra. Lembremos sempre que cada caso é um caso e todos dependem de vários fatores que devem ser avaliados pelo médico, como: tipos de reconstrução mamária (expansor, retalhos, próteses, etc.), condições locais da pele, músculos, possíveis áreas doadoras e/ou outras condições pessoais de cada paciente. Bem, se tudo der certo, acredito que na semana que vem eu faça este procedimento e seja o que Deus quiser. Como já disse várias vezes, quero acabar com esta “novela” de reconstrução e tocar a vida pra frente. Apesar da positividade e da forma como vejo a doença, confesso que a mastectomia afetou sim um pouco da minha “identidade” feminina, tanto do ponto de vista físico quanto psicológico. Tento não pensar muito, lembrar sempre que existem pessoas que passam por situações piores e seguir em frente, mas sem dúvida, a reconstrução definitiva auxiliará na recuperação total dessa autoestima.

Queria falar aqui também sobre um lindo projeto que conheci pela internet, de um fotógrafo americano chamado David Jay, que fotografou várias mulheres mastectomizadas entre 18-35 anos. The Scar Project – Breast Cancer is Not A Pink Ribbon, nome dado ao projeto, priorizou esta faixa etária para chamar atenção aos recentes casos descobertos de câncer de mama em mulheres mais jovens, além de divulgar, levantar fundos para a pesquisa do câncer de mama e ajudar as pacientes a se verem por “um outro ângulo”. As palavras do próprio David Jay explicam perfeitamente sobre este lindo projeto: "Para estas mulheres jovens, tendo seu retrato tirado parece representar a sua vitória pessoal sobre esta doença terrível. Isso as ajuda a recuperar a sua feminilidade, sua sexualidade, identidade e poder, depois de ter sido roubada uma parte importante delas. Através dessas imagens simples, elas parecem ganhar alguma aceitação do que aconteceu a elas e ganham força para seguir em frente com orgulho." Achei incrível! Realmente mostra que o câncer de mama não é apenas um laço rosa. A realidade vai além... Lindas e emocionantes imagens! Vale a pena conferir!
 Inté!

9 comentários:

  1. Que coisa boa saber que tudo está acabando e melhor, está tudo ótimo! Vai ficar tudo cada vez melhor!!! :) Muitos beijos!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi
    fico feliz de ver seu cabelao, me enche de esperança hehe.
    eu apos um ano ja estou terminando minha reconstruçao.
    Faço o bico em novembro e a aureola vou pigmentar.
    se vc fizer o bico antes de mim me conta a verrdade viu? pq tb to apreensiva...
    sorte
    bjs

    ResponderExcluir
  3. olá Amanda, tudo bem. adorei seu blog e sua história de superação que nele contém. Por isso, venho lhe convidar a fazer parte de um site de saúde que deseja abrir um espaço para pessoas que estejam dispostas a contarem a sua história de superação frente a qualquer doença. Gostaria de saber se você estaria interessada em participar com a sua história ou convidando a outros de seu blog. Precisarei apenas do e-mail para que os organizadores do site entrem em contato e lhe passem maiores informações. Espero resposta, desde já, agradeço a atenção. Entre em contato pelo e-mail rodrigosantosdejesus641@gmail.com

    O iSaúde é um site sobre saúde realizado através de uma parceria entre o iBahia (site do grupo do jornal Correio*) e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. No site temos um espaço para divulgação de relatos/histórias de superação.

    Este é o link que já vem com a história de superação de uma pessoa.

    http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/hipertensao-e-angioplastia-conheca-a-historia-de-superacao-de-carlos-jose/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Qual o sua satisfação com o uso do FAO?
    Estou pensando em usar o remédio (homeopatia).

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Lindo o seu blog.
    parabéns pela iniciativa.
    Paz e luz
    Debby :)

    ResponderExcluir
  6. Querida estou sempre te acompanhando e senti saudades, vou poro expansor por estes dias já realizei todos os exames tudo oK, só aguardar a agenda do médico!!!!!bjs

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, tudo bem. Meu nome é Rodrigo, lembra de mim? Recentemente, entrei em contato com contigo falando de um projeto de um site de saúde. Até o presente momento, não recebi respostas suas. Aconteceu algo? Por acaso, não se interessou pelo nosso projeto? Será bom ouvir o teu comentário.

    Se,por acaso, esqueceste do que eu tinha proposto, vou lhe relembrar. A proposta é fazer com que você conte a sua história de superação diante de uma doença, enfermidade, etc. Como será postada em um site é imprescindível observar a ortografia, caligrafia e coerência do texto no sentido de haver uma harmonia entre os parágrafos. Caso se interesse, entre em contato comigo, mande seu texto e ajude a melhorar a vida de outros que podem, neste momento, estar passando pelo que você passou. Se possível mande a sua foto para que todos possam lhe conhecer. A sua história deve estar no máximo de duas páginas (é claro que a sua história não se resume a duas páginas, mas é política interna do site). Espero que entenda e possa colaborar conosco. Espero, ansiosamente, a sua resposta.

    este é o link do site para qualquer dúvida.

    http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/hipertensao-e-angioplastia-conheca-a-historia-de-superacao-de-carlos-jose/

    ResponderExcluir
  8. Olá bom dia! Foi só quando descobri que uma ex namorada estava com esta doença que comecei a ver com outros olhos a batalha das mulheres contra a doença. Agora entendo toda a luta e importância que, também, a questão estética é tão essencial para a auto-estima. Parabéns a vocês mulheres por serem tão lutadoras. Exemplos como o teu com esse site são importantíssimos para conscientizar e, sobretudo, dar esperança a quem passa pela mesma situação. Mas uma vez parabéns, e pra vocÊ em especial, pela coragem de mostrar toda a sua luta. Que Deus sempre ilumine pessoas nesta situação.

    ResponderExcluir
  9. Meu nome é hoover, minha filha de 18 anos, Tricia foi diagnosticada com herpes há 3 anos. Desde então, passamos de um hospital para o outro. Tentamos todos os tipos de pílulas, mas todos os esforços para se livrar do vírus foram inúteis. As bolhas continuaram a reaparecer após alguns meses. Minha filha estava usando comprimidos de aciclovir 200mg. 2 comprimidos a cada 6 horas e 15g de creme de fusitina. e H5 POT. Permanganato com água a ser aplicado 2x ao dia, mas todos ainda não mostram resultado. Então, eu estava na internet há alguns meses, para procurar outros meios de salvar meu único filho. Só então, me deparei com um comentário sobre o tratamento com ervas dr imoloa e decidi experimentá-lo. entrei em contato com ele e ele preparou algumas ervas e as enviou, juntamente com orientações sobre como usar as ervas através do serviço de correio da DHL. minha filha usou-o como indicado pelo dr imoloa e em menos de 14 dias, minha filha recuperou a saúde. Você deve entrar em contato com o dr imoloa hoje diretamente no endereço de e-mail dele para qualquer tipo de desafio à saúde; doença lúpica, úlcera bucal, câncer de boca, dor no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, HIV / AIDS, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, dor de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, inflamatória Doença do intestino, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, Doença de Celia, Linfoma, Depressão Maior, Melanoma Maligno, Mania, Melorreostose, Doença de Meniere, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer, doença de parkinson, câncer vaginal, epilepsia Transtornos de Ansiedade, Doença Auto-Imune, Dor nas Costas, Entorse nas Costas, Transtorno Bipolar, Tumor Cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do Disco Cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, distúrbio mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, Asma , Media inflamatório auto-imune artrite ed. doença renal crônica, doença inflamatória articular, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal. e muitos mais; entre em contato com ele no e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com./ também no whatssap- + 2347081986098.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário aqui: