domingo, 31 de outubro de 2021

Para o Outubro Rosa 2021

       


Eu sou uma paciente oncológica e minha história com o câncer de mama começou em 2009, quando prestes a completar meus 30 anos descobri um tumor no seio direito, que se manifestou por meio de um derrame papilar, uma secreção pelo mamilo que estava localizado nos ductos da mama. A partir daí iniciei uma maratona oncológica durante os últimos 12 anos.

Resumindo bem o meu tratamento, até hoje foram 10 cirurgias, sendo a primeira a mastectomia radical, juntamente com um esvaziamento axilar, já que o tumor havia atingido alguns linfonodos da axila. Além disso, foram 24 quimioterapias, 28 sessões de radioterapia, duas recidivas (2014 e 2017), e estou há cerca de 6 anos em tratamento com a hormonioterapia (houveram mudanças de medicações nesse tempo) do qual continuarei por mais alguns.

Hoje me encontro bem, “estou limpa”, não tem doença ativa no meu corpo, e costumo dizer que renasci por 3 vezes na mesma vida. Diante de tudo isso, eu sempre quis tentar enxergar o que eu poderia aprender, pois nos damos de cara com a finitude da vida, o que nos leva refletir e dar pausas para respirar para entender as situações que ela nos impõe e que somos obrigados a enfrentar. Eu consegui ver o lado ruim e lado bom de tudo isso. 

O lado ruim, é que não é fácil, pelo contrário, é muito difícil lidar com efeitos colaterais das medicações, ver o corpo mudar, cicatrizes, perder parte da identidade feminina, perder cabelo, seio etc. Porém, são essas cicatrizes que me fazem lembrar todo dia que estou viva e que é isso o que importa, pois não tenho o que reclamar, estou aqui, VIVA! Aprendi que é melhor não focar no problema, mas sim focar na solução. Tem uma frase que uso como lema que é “A dor a gente não pode evitar, mas o sofrimento a gente pode”, pois de fato podemos escolher enfrentar os problemas sem sofrer, sem focar no pior, e tentar ver sempre o lado positivo de tudo, já que a dor de passar por eles é inevitável. A gente explode, grita, esperneia, fica meio “oncolouca”, mas depois respira, e vida que segue!

O lado bom de tudo isso foi sentir o amor das pessoas ao meu lado, tanto aqueles ao meu redor, minha família, parentes, amigas e amigos, quanto gente que eu nem conhecia, que de longe emanava vibrações positivas e torcida pela minha saúde. Foi sempre muito gratificante receber esse carinho das pessoas. Ainda tive direito a um pedido de casamento na cama do hospital, um dia após a cirurgia de mastectomia que iniciava essa história toda, dia do meu aniversário de 30 anos. Foi lindo! E é verdade que passamos a dar valor nas pequenas e simples coisas da vida, a selecionar mais, e a dar bastante valor à vida, e assim o lado bom acaba superando o lado ruim.

A palavra, portanto, é prevenção. Realizando o autoexame para detectar qualquer alteração nas mamas, indo ao médico e fazendo os exames regularmente, como ecografia, mamografia a partir dos 40 anos, e em casos específicos a ressonância das mamas, podemos ter um diagnóstico precoce que faz toda a diferença quando se fala em chances de cura. Em todas às vezes eu estava atenta e senti a diferença no meu corpo e tenho certeza que esse diagnóstico precoce foi o diferencial que salvou minha vida nas três vezes.

O “Outubro Rosa” está no fim, mês de conscientização e informação com relação a prevenção do câncer de mama, mas os cuidados devem continuar durante o ano inteiro. E vale lembrar que esse mês não representa apenas um lacinho rosa no peito, é tempo de agir. Não adianta postar sobre o assunto se você mesma não realizou seus exames preventivos. Vamos praticar o autocuidado e levar informação para quem precisa. Juntas sempre somos mais fortes. Temos que estar atentas ao nosso corpo, tentar enxergar quaisquer mudanças e procurar ajuda médica o mais rápido possível, pois infelizmente o CA não espera, e a vida está aí, linda, para ser vivida em toda sua plenitude.

P.S.: Na foto (@fotosergiocamargo) eu vivendo a minha plenitude por meio de remadas de amor e saúde, juntamente com outras mulheres guerreiras e sobreviventes dessa loucura toda do @canomama_time

#cancerdemama #outubrorosa #diariocancerdemama #canomama #juntassomosmaisfortes




 

2 comentários:

Deixe seu comentário aqui: